Você está aqui: Página Inicial > Notícias > GovData é apresentada para delegação do Equador

Notícias

GovData é apresentada para delegação do Equador

No ambiente digital, a Administração Pública terá acesso às principais bases de dados dos órgãos

publicado: 01/12/2017 17h43 última modificação: 01/12/2017 17h44

A Plataforma  de Análise de Bases de Dados (GovData) foi apresentada para uma delegação do Equador por meio de videoconferência, na semana passada. A interação teve como objetivo trocar experiência de gestão em ambiente digital com a equipe estrangeira e foi realizada por técnicos da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (Setic/MP). 

A GovData foi lançada em abril deste ano pela Setic e permite à Administração Pública Federal (APF) o acesso às principais bases de dados dos órgãos.​

Durante a videoconferência foi possível exibir as principais características da Plataforma e também apresentar a legislação existente no Brasil a respeito de dados e informações dos cidadãos brasileiros.​​ No ambiente do GovData são geradas informações estratégicas para auxiliar os gestores públicos na simplificação de processos e na utilização estratégica de  dados e informações, melhorando a formulação e revisão de políticas públicas e racionalização dos gastos públicos.​

Os representantes do Equador informaram que enfrentam problemas semelhantes às dificuldades encontradas pelos brasileiros e se mostraram interessados na iniciativa do Ministério do Planejamento. Também aproveitaram a oportunidade para dirimir dúvidas a respeito do funcionamento e os desafios encontrados durante a fase da implantação da Plataforma, bem como sobre falhas na legislação vigente que impactam na execução desse tipo de iniciativa.

GovData

A Plataforma de Análise de Dados do Governo Federal (GovData) tem como objetivo  simplificar o acesso, compartilhamento e avaliação de gestores públicos aos diferentes dados governamentais. A nova plataforma é uma das ações resultantes do Decreto nº 8.789, que dispõe sobre o compartilhamento de bases de dados na administração pública federal.​ No novo ambiente digital, será possível ter acesso a diferentes bases de dados, infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI) e também às ferramentas necessárias para realizar o cruzamento de informações. Tudo isto em uma única plataforma. A solução possibilita auxiliar o monitoramento e desenvolvimento de políticas públicas, permite o reúso das informações, racionaliza o gasto público e amplia a oferta de serviços públicos digitais.

Para mais informações envie e-mail para: govdata@planejamento.gov.br

Fonte: matéria reproduzida site Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.