Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Gestores públicos conhecem iniciativa de Governança Digital

Notícias

Gestores públicos conhecem iniciativa de Governança Digital

Planejamento apresentou proposta durante o "Seminário Diálogo Público – controle mais efetivo, mais benefícios para o cidadão"

publicado: 02/06/2015 01h00 última modificação: 12/05/2016 15h04

Cerca de 750 gestores e servidores públicos conheceram hoje (2), no Tribunal Superior do Trabalho (TST), a proposta do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) para implantar a Governança Digital na Administração Pública Federal (APF). A iniciativa foi apresentada pelo secretário de Logística e Tecnologia da Informação, Cristiano Heckert, durante o "Seminário Diálogo Público - controle mais efetivo, mais benefícios para o cidadão". O evento é organizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

"Nosso modelo é baseado no conceito de Governança Digital criado pela Unesco. Vamos construir um documento, a Estratégia de Governança Digital (EGD), para ampliar o acesso à informação, melhorar a prestação de serviços eletrônicos e promover a participação social", explicou Heckert. Segundo ele, as ações de Tecnologia da Informação e das Comunicações (TIC) devem simplificar o trabalho dos servidores públicos para melhorar o atendimento ao cidadão.

A EGD substituirá a Estratégia Geral de Tecnologia da Informação e Comunicações (EGTIC), instrumento anteriormente utilizado para alinhar as iniciativas de TIC às estratégias do governo federal. “Será uma estratégia construída a partir das prioridades finalísticas do governo, refletindo a necessidade de reposicionamento dos setores de TIC nos órgãos públicos”, complementou o secretário.

A Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) é o órgão central do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (Sisp). A EGD terá validade para todos os 217 órgãos públicos integrantes do sistema.

 

Seminário

 

O debate para a elaboração da EGD terá início durante o "Seminário Estratégia de Governança Digital - para muito além das TIC", que será realizado em 16 de junho, no auditório do subsolo do MP (Esplanada dos Ministérios, bloco K). As inscrições gratuitas podem ser realizadas no Portal de Governo Eletrônico.

Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.