Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Gestores de Tecnologia da Informação debatem ações para o setor em 2017

Notícias

Gestores de Tecnologia da Informação debatem ações para o setor em 2017

Representantes de órgãos públicos federais participaram de reunião no Planejamento

publicado: 18/01/2017 14h16 última modificação: 18/01/2017 14h16
Reunião de Coordenação do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP), ocorrida em janeiro de 2017.

Reunião de Coordenação do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP), ocorrida em janeiro de 2017.

Gestores e servidores públicos fizeram, nesta terça-feira (17), um balanço das atividades do setor de Tecnologia da Informação (TI) do governo federal. Reunidos no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) para participar da 1ª Reunião da Comissão de Coordenação do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (CC-SISP) de 2017, representantes de diversos órgãos também debateram as perspectivas de ações para este ano. O SISP é composto atualmente por mais de 220 entidades públicas.

De acordo com o secretário de Tecnologia da Informação, Marcelo Pagotti, a proposta da reunião era fazer um balanço das ações realizadas em 2016, como os resultados das compras conjuntas de desktops, notebooks e softwares de escritório. "Abordamos também as prioridades da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) e da TI do governo para este ano. Entre elas, podemos destacar as contratações conjuntas, serviço em nuvem, software livre, compartilhamento de dados e dados abertos", afirmou.

Durante a reunião, foram debatidos, ainda, temas como o Grupo de Trabalho de Sistemas (GT-Sistemas), a Implantação dos Normativos de Segurança da Informação na Secretaria de Governo da Presidência da República (Segov) e a Plataforma de Cidadania Digital.

O superintendente substituto de Gestão Interna da Informação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Guilherme Chehab, destacou “a importância de estar alinhado com as orientações que têm vindo do SISP, que são sempre muito uteis e importantes para a área de TI dos órgãos”, afirmou.

Segundo Chehab, a Anatel já possui um conjunto abrangente de serviços já disponibilizados para o cidadão na internet. “Estamos trabalhando junto com o MP para desenvolver o módulo de peticionamento eletrônico do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que já está em testes piloto”, complementou.

SISP é a estrutura usada pelo governo federal para a organização do trabalho, controle, supervisão e coordenação da área de TI na administração direta, autárquica e fundacional. A STI é o órgão central do sistema.

Foto: Gleice Mere/ Ministério do Planejamento

Fonte: Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão