Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Gestores de tecnologia conhecem Estratégia de Governança Digital

Notícias

Gestores de tecnologia conhecem Estratégia de Governança Digital

Apresentação ocorreu no Congresso de Informática e Inovação na Gestão Pública

publicado: 19/08/2015 01h00 última modificação: 17/05/2016 14h59

Diretores e gestores públicos e privados do setor de Tecnologia da Informação e das Comunicações (TIC) conheceram hoje (19) a Estratégia de Governança Digital (EGD). No Congresso de Informática e Inovação na Gestão Pública (Conip), realizado em São Paulo, o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) apresentou a proposta do documento que terá validade para os 219 órgãos integrantes do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (Sisp).

A elaboração do documento está alinhada ao Programa Bem Mais Simples Brasil, lançado em fevereiro de 2015, pela presidenta Dilma Rousseff. Neste sentido, a EGD coloca a Tecnologia da Informação e das Comunicações (TIC) para viabilizar o acesso à informação, promover melhores serviços governamentais e ampliar a participação social.

Para o secretário de Logística e Tecnologia da Informação do MP, Cristiano Heckert, é necessário desenvolver a governança digital e simplificar os serviços eletrônicos prestados pelo governo federal, de forma a promover a participação social na construção de políticas públicas.

“Nossa meta é facilitar a vida do cidadão. Estamos fazendo isso por intermédio da tecnologia. A Estratégia de Governança Digital vem no sentido de aproximar o governo das pessoas, trazendo informação a sociedade e atendendo suas necessidades”, afirmou.

O trabalho para a construção da EGD começou em maio deste ano. Para elaborar o documento, a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) realizou um seminário, três oficinas e abriu consulta pública no Portal da Participação Social (Participa.br) para receber sugestões de gestores, servidores, academia e sociedade em geral, esforço que resultou em 1.194 contribuições.

A EGD substituirá a Estratégia Geral de Tecnologia da Informação e Comunicações (EGTIC), instrumento anteriormente utilizado para alinhar as iniciativas de TIC às estratégias do governo federal. O novo documento deve ser lançado em setembro.

Prêmio

Duas ações do MP concorrem ao “Prêmio Conip de Excelência 2015”. Uma delas é “Portal do Software Público Brasileiro (SPB)” e a outra é o “Sistema de Concessão de Diárias e Passagens (SCDP)”. Os vencedores serão divulgados nesta quinta-feira (20), em São Paulo. Acesse a programação do evento.

Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.