Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Gestores conhecem proposta para autenticação de cidadãos ao solicitarem serviços públicos

Notícias

Gestores conhecem proposta para autenticação de cidadãos ao solicitarem serviços públicos

Projeto deve simplificar e tornar mais seguro o acesso por dispositivos como celulares e tablets

publicado: 10/10/2016 00h00 última modificação: 13/10/2016 11h58

Representantes de diversos órgãos e entidades conheceram hoje (10) a proposta do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) para simplificar a autenticação dos cidadãos brasileiros ao fazerem solicitação de serviços públicos. Durante a reunião, os servidores e empregados públicos tiveram acesso ao projeto da Plataforma de Autenticação do Cidadão.

O projeto, que deve ser implantado em 2017, tem o objetivo de reduzir custos, melhorar o atendimento à sociedade e aperfeiçoar os programas sociais. Para facilitar o acesso a serviços públicos, o ministério fará uma parceria com o Tribunal Superior Eleitorial (TSE) para utilizar a base de dados biométrica coletada nas últimas eleições. A medida simplificará e tornará mais segura a utilização de serviços públicos por dispositivos móveis, como celulares e tablets.

Entre os presentes estavam representantes da Receita Federal, Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev), Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

Fonte: Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.