Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Gestão e governança de TI serão debatidas em seminário

Notícias

Gestão e governança de TI serão debatidas em seminário

publicado: 17/11/2011 19h51 última modificação: 20/04/2016 09h52

Brasília, 17/11/11 - Para melhorar a gestão e a governança de Tecnologia da Informação (TI), o Ministério do Planejamento realiza, nesta segunda-feira, 21, o II Seminário do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP). Os representantes dos órgãos federais que fazem parte do sistema tem até esta sexta-feira, 18, para se inscrever.

O objetivo principal do seminário é apresentar os resultados dos trabalhos realizados ao longo do ano pelos grupos de trabalho do sistema. Atualmente, o SISP é formado por cinco grupos: governança, governo eletrônico, contratações, segurança e padronização.

Além da apresentação dos grupos de trabalho, os participantes do encontro assistirão a duas palestras: a primeira do professor Gentil Lucena Filho, que abordará a governança de TI pela ótica do desenvolvimento de competências dos gestores e profissionais da área. E a segunda palestra, apresentada por técnicos da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI), será sobre segurança da informação, com enfoque na proposta de criação do centro de incidentes de segurança de redes do SISP.

Durante o seminário, o ministério também apresentará para os representantes dos órgãos do SISP a nova versão do e-Ping e a publicação Metodologia de Gerenciamento de Projetos do SISP (MGP-SISP).

O e-Ping é uma arquitetura da administração federal que lida com a definição de especificações técnicas para regulamentar a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Com a utilização da e-Ping, diferentes sistemas trocam informações, seja entre órgãos de governo, empresas, países e pessoas. Isto melhora a prestação de serviços públicos por meios eletrônicos.

Já a publicação reúne boas práticas em gerenciamento de ações de Tecnologia da Informação dos órgãos integrantes do SISP. A partir da próxima segunda-feira, a metodologia poderá ser encontrada no portal do sistema.

Os interessados em participar do seminário podem se inscrever até amanhã. As inscrições devem ser feitas no seguinte ambiente virtual.