Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Framework Demoiselle lançado no Portal do Software Público

Notícias

Framework Demoiselle lançado no Portal do Software Público

publicado: 07/06/2011 15h54 última modificação: 30/08/2016 17h04

Durante a abertura do CONSEGI, no dia 11 de maio, foi lançada a comunidade para o Framework Demoiselle dentro do Portal do SPB. A assinatura contou com a presença do presidente do SERPRO Marcus Mazoni e do Secretário da SLTI Delfino Souza. Ambos ressaltaram que a entrada da solução no Portal SPB chega no momento certo, pois reforça a adesão do Serpro ao modelo do software público.

O Framework Demoiselle é o segundo software disponibilizado pelo SERPRO no Portal SPB. O primeiro foi o Sagui no ano de 2008. A intenção da SLTI, em parceria com o SERPRO e outras entidades que ofertaram frameworks, será de criar um ambiente de operação para que os usuários do Portal SPB possam usufruir de outros códigos já desenvolvidos.

A comunidade pode ser acessada pelo endereço http://www.softwarepublico.gov.br/

O Portal SPB já conta com 3 frameworks de desenvolvimento: Jaguar, MDArte e Cortex. O Demoiselle será o quarto a compor o acervo do Portal SPB. Uma característica importante da solução é que alguns sistemas do governo já são desenvolvidos com base nesse framework.

O princípio fundamental do Demoiselle é que a arquitetura de software resolve quatro problemas: provimento de uma estrutura básica para um projeto, indica as tecnologias a serem adotadas, define os padrões de implementação e ajuda nas decisões de projeto.

Fonte: Comunidade do Software Público Brasileiro