Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estão abertas as inscrições para curso de interoperabilidade

Notícias

Estão abertas as inscrições para curso de interoperabilidade

Capacitação será realizada pela Escola Virtual Enap

publicado: 27/07/2015 01h00 última modificação: 27/07/2016 16h28

Estão abertas as inscrições para a primeira turma do Curso de Introdução à Interoperabilidade. O curso é baseado nos Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico (ePING), ação coordenada pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) que completou dez anos este ano. A formação é destinada a gestores, técnicos e analistas em Tecnologia da Informação do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (Sisp). O curso, que é gratuito, terá início em 25 de agosto.

O uso da ePING permite a troca de informações entre diferentes sistemas de TI, sejam eles de governo, empresas, outros países e até mesmo de pessoas. Os padrões são o alicerce para o fornecimento de melhores serviços à sociedade a custos mais baixos, pois permitem o compartilhamento, reúso e intercâmbio de dados e recursos tecnológicos. Isto é chamado de interoperabilidade.

“A arquitetura ePING auxilia a implantação de outras políticas públicas, como a abertura de dados governamentais e a integração entre sistemas”, afirma o secretário de Logística e Tecnologia da Informação do MP, Cristiano Heckert.

Metodologia – O curso será realizado na modalidade a distância, utilizando a plataforma Moodle disponível na Escola Virtual da Escola Nacional de Administração Pública (Escola Virtual Enap), tanto para a apresentação do conteúdo quanto para o cumprimento das atividades avaliativas. A capacitação terá 20 horas, distribuídas ao longo de três semanas.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na página da Enap

Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.