Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Encontro reúne gestores governamentais e provedores de tecnologia

Notícias

Encontro reúne gestores governamentais e provedores de tecnologia

Planejamento apresentou proposta da Estratégia de Governança Digital

publicado: 10/09/2015 01h00 última modificação: 20/04/2016 11h13

O conceito de governança digital foi levado a gestores públicos e provedores de tecnologia do governo federal, nesta quinta-feira (10), durante o Encontro ‘A Arte da Conexão’, em Brasília. Pela primeira vez, o governo federal se organizou para a elaboração de uma Estratégia de Governança Digital (EGD). O documento, que será lançado até o final deste mês, partiu de uma articulação entre membros da sociedade civil, da iniciativa privada e das áreas de tecnologia governamentais para alinhar as metas e objetivos das áreas de Tecnologia da Informação e das Comunicações (TIC) governamentais.

A proposta é utilizar as TIC como instrumentos capazes de aumentar a participação social, dar mais transparência às iniciativas públicas e oferecer melhores serviços aos cidadãos. "Uma das nossas novas diretrizes é que qualquer normativo que estamos construindo passe por um momento de consulta pública. Queremos expandir esse conceito aos 219 órgãos governamentais que são orientados pela nossa secretaria", afirmou o secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), Cristiano Heckert. A EGD norteará as iniciativas governamentais do setor.

Além da estratégia, o evento também discutiu os conceitos de Internet das Coisas (IoT), segurança digital, comunicação máquina a máquina, armazenamento em nuvem e integração.

Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.