Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dirigentes de Tecnologia da Informação se reúnem para alinhar estratégias do SISP

Notícias

Dirigentes de Tecnologia da Informação se reúnem para alinhar estratégias do SISP

Cenário atual de TI e perspectivas para 2016 também foram temas no debate

publicado: 16/12/2015 03h00 última modificação: 20/04/2016 11h00

O recebimento e distribuição dos novos concursados da carreira de analistas em tecnologia da informação foi um dos destaques do balanço de 2015, em que Chefes de Tecnologia de Informação (TI) dos órgãos integrantes do Sistema de Administração de Recursos de TI (SISP) alinharam e expuseram prioridades no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), nesta segunda-feira (14), durante a reunião mensal da Comissão de Coordenação do SISP.

Segurança da informação, modelo de governança, serviço de desenvolvimento e sustentação de software e o sistema estruturante do SISP também foram temas levantados pelos dirigentes de TI. Os assuntos são prioritários dentro da abordagem estratégica que está sendo elaborada em conjunto pelos integrantes do sistema.

Fernando Siqueira, secretário adjunto da Secretaria de Logística, e Tecnologia da Informação do MP, coordenou o evento com mote integrador e de mobilização junto aos representantes dos órgãos que fazem parte do SISP. Ao apresentar as realizações, Siqueira aproveitou a oportunidade para escutar sugestões de cada dirigente dos órgãos, e envolvê-los na elaboração de um plano de comunicação que será desenhado e apresentado paralelamente em apoio às ações previstas, na Estratégia de Governança Digital (EGD), esta última, a ser publicada ainda este ano.

“Vamos comunicar, coordenar e trabalhar em rede, por isso precisamos compreender não somente quais são os melhores canais para passarmos as mensagens da comissão de coordenação de TI que integra a Administração Pública Federal, mas precisamos definir e filtrar quais os conteúdos adequados”, disse. Para Siqueira, as políticas públicas precisam ser traduzidas por meio da tecnologia de forma simplificada e coordenada para chegar facilmente ao cidadão brasileiro e para que os serviços públicos sejam prestados da melhor forma.

O diretor do Centro de Informática da UnB, Jorge Henrique Cabral, agradeceu a oportunidade de participar como membro convidado. Segundo ele, os canais das Instituições Federais de Ensino Superior com a SLTI foram abertos.

“Nós, juntamente com outras tantas lideranças de TI, estamos aqui em um grupo que levanta uma discussão no âmbito gerencial e, de forma sistematizada e aberta, regulada dentro dos parâmetros que foram estabelecidos pelo secretário da SLTI. O encontro permitiu maior intercâmbio e maior interação para uma pauta diferente, promissora e inovadora para próximo ano”, disse o diretor.

Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão .