Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dia Nacional da Inclusão Digital destaca as conquistas do Telecentros BR

Notícias

Dia Nacional da Inclusão Digital destaca as conquistas do Telecentros BR

Projeto atualmente conta com 9.095 telecentros espalhados pelo país.

publicado: 30/03/2011 18h22 última modificação: 20/04/2016 09h42

A história e as conquistas alcançadas pelo Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital nas Comunidades (Telecentros BR) foi o destaque da palestra comemorativa ao Dia Nacional da Inclusão Digital, realizada ontem, 29, na sede do Serpro, em Brasília.

"Os telecentros desenvolveram a visão de inclusão digital. Não basta apenas a infra-estrutura (computadores) e a alfabetização digital (aprender a ser um usuário básico), mas sim como utilizar aquela tecnologia para promover mudanças na realidade da comunidade", destacou Cristina Mori, coordenadora do Programa Telecentros BR. O diretor-presidente do Serpro, Marcos Mazoni, salientou a importância do projeto como instrumento de transformação social. "Atualmente, a inclusão social não pode ser pensada sem a inclusão digital", enfatizou.

Cristina concordou que o projeto deve ser aperfeiçoado em alguns pontos: na formação dos monitores (atualmente feita através de ensino a distância, mas a orientação presencial também se faz necessária) e na formação do conselho gestor da comunidade (a própria comunidade é quem media para melhor gerenciar os telecentros, de acordo com suas necessidades) com cursos presenciais também para os gestores dos telecentros. Ela anunciou que a coordenação do Telecentros BR passará a fazer parte do Ministério das Comunicações, demonstrando a decisão do governo de manter uma política pública permanente de inclusão digital.

Durante a rodada de perguntas, Mazoni respondeu sobre ações de inclusão digital promovidas pelo Serpro e reforçou, para o segundo semestre, a retomada do plano de estágios em Java e Demoiselle na empresa para a formação de profissionais.

Fonte: Portal do Serpro