Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dia do Meio Ambiente: gestores e servidores são capacitados

Notícias

Dia do Meio Ambiente: gestores e servidores são capacitados

Planejamento orienta órgãos sobre as contratações públicas sustentáveis

publicado: 05/06/2014 01h00 última modificação: 24/06/2016 09h01

Gestores e servidores de mais de 40 órgãos públicos brasileiros participam nesta quinta-feira (5), de capacitação sobre contratações sustentáveis. O evento, que reúne em torno de 190 pessoas, tem o objetivo de comemorar o Dia do Meio Ambiente e incentivar a aquisição de produtos que utilizam em todas as etapas do ciclo de vida, critérios ambientais, econômicos e sociais. A formação é realizada no Ministério do Planejamento (MP).

Para o coordenador-geral de Estratégia de Contratações da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI), Rafael Setúbal, a capacitação de servidores públicos no Dia do Meio Ambiente, mostra efetivamente a preocupação do ministério com as contratações sustentáveis e a importância da data. “É preciso pensar as contratações num contexto mais macro, num contexto de proteção ao meio ambiente, desenvolvimento social, erradicação da pobreza e geração de emprego e renda. Pensar as contratações num viés de política pública”, complementa Setúbal.

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), órgão do Rio Grande do Norte, ainda não realiza licitações para a aquisição de produtos e bens sustentáveis. O servidor Charles Galvão participou da formação pelo instituto e explica que o Idema está em fase de implantação dessas compras. “Somos o órgão de defesa do meio ambiente no estado e a capacitação vai nos dar experiência para servirmos de exemplo para outros órgãos”, disse.

Já Maria Marangon, do Serviço Florestal Brasileiro, defende que seja realizada uma pesquisa antes da aquisição. Segundo a servidora, deve-se saber a real necessidade da compra, analisar a qualidade e durabilidade, e não só o valor mais baixo dos produtos e serviços. “Devemos pensar tanto na qualidade dos produtos quanto no que ele pode oferecer para as pessoas. Você deve pensar num todo e não só naquele momento”, explica. O Serviço Florestal Brasileiro é um órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente (MMA).

A capacitação será realizada até o fim desta quinta-feira no auditório do subsolo do MP. Participam representantes de diversos órgãos, como a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), os Correios e também de universidades e institutos federais. Mais informações sobre as contratações públicas sustentáveis podem ser encontradas no Portal de Compras Governamentais, o Comprasnet.

Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.