Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Desafios para Brasil 100% Digital são debatidos em Fórum de TI

Notícias

Desafios para Brasil 100% Digital são debatidos em Fórum de TI

Planejamento defende governo como plataforma presencial para cidadãos

publicado: 06/04/2016 01h00 última modificação: 25/07/2016 14h40

Os desafios para alcançar um Brasil 100% Digital foram apresentados hoje (6), durante o 1° Fórum de Governança de TIC dos Institutos Federais, em Brasília. O secretário de Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), Cristiano Heckert, apresentou a recém-lançada Estratégia de Governança Digital (EGD). "O desafio é mudar o paradigma do Estado de um conjunto de repartições para uma plataforma, uma presença na vida do cidadão. As pessoas devem ter acesso a serviços públicos por meio de dispositivos móveis, independente do local onde estejam", disse.

A EGD estabelece os objetivos estratégicos, metas e indicadores para a Tecnologia da Informação (TI) dar suporte às atividades-fim dos órgãos no âmbito da Política de Governança Digital, criada pelo Decreto nº 8.638 em 18 de janeiro de 2016. O documento orientará as ações na área até 2019.

Heckert explica que, além da prestação de serviços de forma digital, são pilares da estratégia o estímulo à participação da sociedade nas políticas públicas e à ampliação do acesso à informação. “Queremos incorporar o cidadão na construção das ações governamentais”, complementou o secretário.

Entre as 51 iniciativas da EGD, o secretário destacou o Portal de Serviços (servicos.gov.br), o Portal de Dados Abertos (dados.gov.br), computação em nuvem, Protocolo de Internet versão Seis (IPv6) e a segurança das informações.

Processo Administrativo Digital

O secretário adjunto de Tecnologia da Informação, Fernando Siqueira, participa hoje, às 14h, de painel ‘Infraestrutura de TI para atendimento ao Decreto n° 8.539 e Portaria do Ministério da Educação (MEC)’. Siqueira apresentará as ações para a implantação do processo administrativo digital do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP), composto atualmente por 224 órgãos.

Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.