Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dataprev adere à Infraestrutura Nacional de Dados Abertos

Notícias

Dataprev adere à Infraestrutura Nacional de Dados Abertos

publicado: 23/08/2012 16h23 última modificação: 20/04/2016 10h44

A Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev) aderiu, na manhã desta quinta-feira, 23, à Infraestrutura Nacional de Dados Abertos (INDA). A formalização da adesão ocorreu durante o 36º Fórum de TIC Dataprev. A INDA, regulamentada pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) em 2012, é a metodologia a ser utilizada pelos órgãos públicos para divulgar os dados de maneira aberta no Portal Brasileiro de Dados Abertos (dados.gov.br).

Para o secretário de logística e tecnologia da informação, Delfino Natal de Souza, a importância da adesão da Dataprev não está somente em seus repositórios e base de dados governamentais. “A empresa vai poder nos subsidiar também com conhecimento e orientações estratégicas do ponto de vista da abertura de dados de governo”, justifica.

Já o presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção, acredita que a entrada para a INDA será uma oportunidade de negócios para a empresa. “Este é o único jeito que o governo vai dar conta de enfrentar a demanda atual e relevante de transparência que a sociedade tem para com o Estado”, completa.

dados.gov.br é gerenciado pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) e tem o objetivo de funcionar como um banco de dados do governo federal. Na metodologia usada no ambiente virtual, os dados são abertos por permitirem livremente a sua utilização, cruzamento e compartilhamento por qualquer pessoa.

Lançado no início de maio, o portal pretende, num prazo de três anos, disponibilizar informações dos órgãos públicos federais e assim ser uma fonte de subsídio para pesquisadores, empresas, comunidade de Tecnologia da Informação (TI), gestores públicos e ser também acessado pela sociedade em geral.

A disponibilização dos dados abertos está prevista na Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527, de novembro de 2011) e também faz parte das ações do governo federal dentro do plano brasileiro para a implementação da Parceria para Governo Aberto (Open Government Partnership – OGP).

Fórum

Durante o fórum, o secretário participou de painel sobre a regulamentação de normas relacionadas ao uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no âmbito da administração pública.

Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão