Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dados do RDC presencial estarão disponíveis em sistema de compras governamentais

Notícias

Dados do RDC presencial estarão disponíveis em sistema de compras governamentais

Iniciativa traz mais transparência e publicidade aos atos públicos

publicado: 26/03/2015 01h00 última modificação: 12/05/2016 15h18

Foi lançado hoje (25) o RDC presencial, módulo que apresentará dados de contratações feitas presencialmente por intermédio do Regime Diferenciado de Contratações (RDC) e que estarão disponíveis no Portal de Compras Governamentais (Comprasnet). O módulo integra o Siasgnet, plataforma web do Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais (Siasg)

O anúncio foi feito pelo secretário de Logística e Tecnologia da Informação, Cristiano Heckert, durante encerramento de capacitação feita nos últimos três dias para apresentar o novo módulo a servidores da Administração Pública Federal que atuam na área de contratações e licitações.

“O RDC presencial traz mais transparência, eficiência e publicidade dos atos públicos. Agora, os interessados podem acessar o conteúdo completo de licitações feitas presencialmente mesmo que eles não estejam no local do certame”, informou Cristiano Heckert. Para o secretário, os próximos meses serão marcados por uma constante aproximação entre os órgãos que compõem o Sistema de Serviços Gerais (SISG).

Com a implementação da ferramenta, a sociedade poderá acompanhar em tempo real as contratações realizadas via RDC, tanto no módulo eletrônico quanto no presencial.

Aproximação - Como órgão central do SISG, a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) constrói os normativos que atingirão os 367 órgãos Brasil afora. “Encaramos esses órgãos como nossos clientes e queremos construir mecanismos que facilitem o cotidiano dessas pessoas”, afirmou o secretário. Está em estudo a formação de uma Comissão de Coordenação do SISG que deverá construir coletivamente normativos e soluções tecnológicas para facilitar o trabalho dos órgãos.

A capacitação sobre o RDC Presencial foi realizada no auditório do subsolo do Ministério do Planejamento e transmitida via internet para todo país. Ao todo, 150 servidores foram capacitados, in loco, nos três dias de formação. As palestras poderão ser acessadas posteriormente no Comprasnet.

Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.