Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dados Abertos: a mudança continua

Notícias

Dados Abertos: a mudança continua

Governo Federal promove evento para incentivar publicação de dados neste formato

publicado: 21/10/2013 02h00 última modificação: 12/05/2016 16h26

Brasília, 21/10/2013 – O que são dados abertos? Quem ganha com a publicação deles? Por que é tão importante a disponibilização desses dados? Essas e outras perguntas serão discutidas nos dias 21 e 22 de novembro, em Brasília, durante o 2º Encontro Nacional de Dados Abertos. Promovido em parceria pelo Ministério do Planejamento e o Escritório Brasileiro do Consórcio World Wide Web (W3C Brasil), o evento terá como sede a Escola de Administração Fazendária, localizada em Brasília.

A ideia é que a divulgação dos dados em formato aberto é uma união de forças entre o Estado e a sociedade civil organizada. O motivo: qualquer um. Com a disponibilização dos dados, as possibilidades são infinitas. É possível transformar essas informações em algo completamente novo e - o que é melhor - de um jeito que atenda a uma necessidade específica e pontual do cidadão. Quando o Ministério da Justiça disponibilizou os dados do Procon, por exemplo, foi possível saber quais empresas brasileiras receberam mais reclamações em todos os estados e o porquê.

O evento de novembro trará especialistas no assuntos das mais diversas áreas e países. Serão dois dias de um mergulho intensivo na temática de dados abertos. A intenção é estimular que mais e mais órgãos governamentais publiquem seus dados e para que os entendidos em tecnologia da informação possam manipular esses dados.

Na ocasião, serão entregues prêmios de concursos promovidos pelo Governo Federal. Os concursos, promovidos pelos Ministério do Planejamento e da Justiça, têm uma lógica simples. As instituições disponibilizaram dados em formato aberto e levaram esses dados para pessoas entendidas em tecnologia da informação. A lógica é simples: quem fizer o aplicativo mais bacana e que seja mais útil para o cidadão, leva o prêmio. São números e informações sobre o Sistema Único de Saúde, as rodovias e escolas brasileiras e ainda sobre os gastos do Governo Federal. Quer saber o que os feras das informática vão fazer com essas informações? Venha para o Segundo Encontro Nacional de Dados Abertos. Participe!

O encontro conta com o apoio da Secretaria Nacional de Articulação Social da Presidência da República, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.Br), representado pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.Br), da Associação Software Livre, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev).

2º Encontro Nacional de Dados Abertos
Quando: dia 21 e 22 de novembro.
Onde: Escola de Administração Fazendária (Esaf), em Brasília.
Inscrições: a partir do dia 24 de outubro.
Acesse: http://2.encontro.dados.gov.br

Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão