Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Custo de implantação de software público em um município

Notícias

Custo de implantação de software público em um município

publicado: 17/04/2012 17h56 última modificação: 20/04/2016 10h07

O Portal do Software Público Brasileiro disponibiliza o trabalho de conclusão de curso de Reni Cesar Gotta, que faz uma profunda análise da implantação de uma solução de Nota Fiscal Eletrônica, em software público, para a gestão municipal. O trabalho completo pode ser obtido neste link. Abaixo, o resumo do mesmo:

A evolução no uso da TI nas mais diversas áreas da sociedade seja na iniciativa privada ou pública tem ganhado contorno de indispensáveis, principalmente no que tange os processos internos que buscam incessantemente a modernização de seus procedimentos burocratizados e enfadados. Nesse contexto a inovação tecnológica é um aliado da administração publica municipal que necessita de sistemas modernos e robustos, nesse pressuposto vale um destaque para os sistemas disponibilizados via web. A Internet destaca-se entre as tecnologias que provoca mudanças no modo de funcionamento do setor público. Como o canal de comunicação mundial, ela começa a provocar mudanças na interação do governo com a sociedade, apresentando-se como uma ferramenta que pode tornar o governo mais eficiente por oferecer redução de custos e acesso rápido, e possibilitar a desburocratização da relação dos órgãos públicos com o cidadão. O referido trabalho objetivou essa relação da modernidade tecnológica utilizadas pelo setor público brasileiro com o cidadão, a partir disso foi amplamente explanado no referencial teórico dessa monografia. Ainda trouxe a discussão da utilização do sistema da nota fiscal eletrônica de serviços por prefeituras de todo país como uma ferramenta de combate a sonegação e evasão fiscal, assim como, esta esse mercado atualmente, para tanto, utilizou-se a técnica de se calcular o custo total de propriedade total cost of ownership (TCO) no intuito principal de buscar a relação custo x beneficio num ente publico, a partir disso, foi realizado um estudo de caso na Prefeitura Municipal de Feliz/RS, o qual, apresentou dados concisos da utilização do atual sistema por parte da prefeitura, que possibilitou ainda a realização de um estudo comparativo de custos no uso do sistema da nota fiscal eletrônica de serviços via software proprietário ou através de uma nova modalidade de contratação via software público.

Nesse contexto observou-se que atualmente as prefeituras têm um novo formato de aquisição de tecnologia e que através desse hoje é possível contratar softwares robustos que atendam a totalidade das demandas do município, objetivando economia aos cofres públicos do município e a prestação de serviços com alta qualidade aos cidadãos.

Fonte: Portal de Software Público