Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cursos de educação à distância ensinam servidores a criar sites acessíveis

Notícias

Cursos de educação à distância ensinam servidores a criar sites acessíveis

publicado: 07/04/2015 01h00 última modificação: 27/07/2016 16h39

Estão abertas até esta quinta-feira (9), as inscrições para os cursos de educação à distância sobre acessibilidade no portal da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). São dois cursos, sendo um para conteudista e outro para desenvolvedor. Com vagas ilimitadas e cargas horárias de 20h para conteudistas e 30h para desenvolvedores, a capacitação é uma parceria entre a Enap e o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP). A intenção é proporcionar mais conhecimento com relação à implementação da acessibilidade digital nos sítios e portais do governo.

O curso foi feito com base no Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (eMAG – versão 3.1) e é voltado para os profissionais que atuam no desenvolvimento, manutenção, adequação e alimentação de portais e sítios eletrônicos da administração pública. Lançado há oito anos, o eMAG é uma ferramenta direcionada a profissionais que lidam com a elaboração de páginas governamentais. O documento traz um conjunto de recomendações a ser considerado para que o processo de acessibilidade dos sítios e portais do governo brasileiro seja conduzido de forma padronizada e de fácil implementação.

A intenção é que cada vez mais cursos à distância sejam disponibilizados pela parceria entre a ENAP e o MP. Nesse sentido, o próximo curso a ser lançado é sobre interoperabilidade. No próximo semestre, o curso estará disponível e poderá ajudar os profissionais a aplicar, nas organizações e sistemas computacionais do governo, políticas e especificações claramente definidas para interoperabilidade e gerenciamento de informações.

A Escola Virtual da ENAP é a primeira a hospedar os cursos no novo formato, mas outras instituições e órgãos podem solicitar os cursos para adequação e oferta em seus ambientes de educação à distância, sob licença Creative Commons. Acesse o formulário de solicitação na página do curso.

Para outras informações, envie e-mail para: govbr@planejamento.gov.br.

Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.