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Consultas públicas do governo serão realizadas no Participa.br

Planejamento elaborou manual para sobre utilização da plataforma

publicado: 06/07/2015 01h00 última modificação: 17/05/2016 15h22

Após onze anos do sistema de consulta pública do sítio do Governo Eletrônico, ele será substituído pelo ambiente Participa.br para novas solicitações de hospedagem de consultas. O Participa.br é uma plataforma digital de participação social, feito em software livre, disponibilizado gratuitamente pelo governo federal.

O espaço utiliza a internet para o diálogo entre administração pública federal e sociedade civil, com o objetivo de promover a interação na construção das políticas públicas do governo federal, por meio do amplo acesso dos usuários a ferramentas de comunicação e interação, fóruns de debate, salas de bate papo, vídeos, mapas, trilhas de participação com diversos mecanismos de consulta, dentre outros.

Para auxiliar os órgãos na criação das consultas, o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), em conjunto com a Secretaria-Geral da Presidência da República, elaborou uma primeira versão de um manual para a utilização do Participa.br como plataforma de consulta pública.

A ferramenta de consulta pública do sítio do Governo Eletrônico será desligada a partir do lançamento do novo Portal de Governo Eletrônico Brasileiro, previsto para o segundo semestre deste ano. O prazo para entrega do documento final é o dia 11 de julho de 2015.

Os documentos e relatórios relacionados às consultas públicas – hospedadas no sítio – terão seus arquivos disponibilizados, para conhecimento e pesquisa, em área específica do novo portal do Governo Eletrônico Brasileiro.

Para dúvidas: enviar e-mail para govbr@planejamento.gov.br ou ligar para o telefone (61) 2020 1012.

Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.