Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Conheça os vencedores do Concurso Nacional de Dados Abertos

Notícias

Conheça os vencedores do Concurso Nacional de Dados Abertos

Soluções auxiliam os cidadãos a encontrar serviços públicos

publicado: 22/11/2013 03h00 última modificação: 12/05/2016 16h23

Brasília, 22/11/2013 – Os vencedores do Concurso Nacional de Dados Abertos foram divulgados nesta sexta-feira (22), durante o 2º Encontro Nacional de Dados Abertos. Participaram do prêmio 15 equipes, sendo quatro as premiadas: três na categoria voltada para a construção de aplicativos e outra na de infográficos. As bases usadas pelos participantes estão disponíveis no Portal de Dados Abertos (dados.gov.br), que é gerenciado pelo Ministério do Planejamento (MP).

O primeiro lugar entre os aplicativos mostra ao cidadão onde estão os serviços governamentais mais próximos. Se ele precisa ir a um posto de saúde ou uma agência da Receita Federal, o Brasil Mapeado utiliza a localização de cidadão e, em seguida, mostra a ele qual o serviço mais próximo. “Esse tipo de aplicativo nos dá a dimensão da importância de divulgar dados em formato aberto. É uma tecnologia que ajuda a vida das pessoas”, explicou Nazaré Bretas, secretária-adjunta de logística e tecnologia da informação do MP.

O objetivo do prêmio foi estimular o desenvolvimento de ferramentas e visualizações baseadas em dados abertos, inclusive as que utilizem como fonte mais de uma base de dados. Conheça os vencedores:

Brasil Mapeado - O Brasil Mapeado mostra ao cidadão, em um mapa, quais os locais de atendimento de serviços de interesse público estão próximos ao local onde ele se encontra ou a qualquer outro desejado. O cidadão pode ainda selecionar quais tipos de postos de atendimento deseja visualizar no mapa. O aplicativo utiliza quase todos os conjuntos de dados dos equipamentos públicos e ainda inclui as universidades e institutos federais de ensino superior. Os endereços constantes nessas bases de dados foram geo-codificados para que a sua localização pudesse ser mostrada em um mesmo mapa.

Agências do MTE - O aplicativo geo-codificação das agências, gerências e superintendências de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) inclui no projeto Mootiro Maps a geo-localização desses postos de atendimento, que são considerados equipamentos públicos. O projeto Mootiro Maps é uma iniciativa que pretende contar com a colaboração dos cidadãos (no conceito de crowdsourcing), para identificar e resolver problemas urbanos. Por exemplo, cada posto de atendimento recebe uma página com endereço específico, onde além de constarem as informações oficiais sobre o mesmo, o cidadão pode fazer comentários, compartilhar em redes sociais, curtir, associar a um registro de problema ou projeto.

PAC Info – A solução PAC Info traz uma visualização simplificada das obras do programa. É possível saber onde está cada investimento, qual o valor total já aplicado e o andamento das construções. Além disso, o aplicativo também permite fazer uma comparação dos investimentos por região.

Análise do Acesso à Educação – O único premiado na categoria infográficos, a solução tem o objetivo de partilhar gráficos que mostram o acesso a Educação Básica e Superior no Brasil. A ferramenta permite, ainda, uma análise da distribuição dos professores pelo país.

Os vencedores do concurso foram premiados com ultrabooks, celulares e mochilas.