Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Congresso internacional no DF debaterá dados abertos

Notícias

Congresso internacional no DF debaterá dados abertos

publicado: 14/04/2011 17h36 última modificação: 20/04/2016 09h46

Refletir sobre dados abertos e democracia na era digital é uma das metas do IV Consegi. Evento convoca representantes de governos, movimentos sociais, hackativistas, pesquisadores e estudantes para o encontro gratuito, em maio.

A onda de abertura de dados governamentais e debates sobre o direito do acesso à informação pública pelo mundo já chegou ao Brasil e movimenta poder público, hackativistas, profissionais de tecnologia, comunidades e pesquisadores. Para reunir essas peças chaves e especialistas nacionais e internacionais, o IV Congresso Software Livre e Governo Eletrônico (Consegi) oferecerá palestras, oficinas e debates, de 11 a 13 de maio, na Escola de Administração Fazendária (Esaf), em Brasília.

Entre os destaques do evento, está confirmada a participação do professor Nigel Shadbolt, da Universidade de Southampton, no Reino Unido, que liderou com Tim Berners-Lee (um dos criadores da Web) o desenvolvimento do data.gov.uk, projeto do governo britânico para abrir quase todos os dados do setor público, desde estatísticas de tráfego a números de crimes para livre reutilização. O modelo é apontado como um dos mais avançados do mundo, junto com iniciativas dos Estados Unidos (data.gov), Espanha, Canadá, Austrália e Nova Zelândia.

A programação do Consegi 2011 divide-se em oito eixos temáticos e terá mais de 100 palestras e 70 oficinas. As inscrições pelo sítio www.consegi.gov.br já estão abertas e são gratuitas. No ano passado, foram 6,5 mil inscritos incluindo 600 estudantes dos cursos de tecnologia de Institutos e Universidades Federais e Estaduais. As caravanas poderão acampar no Jardim Botânico de Brasília, que fica ao lado da Esaf, com infraestrutura disponibilizada pelo Consegi.

Eixos temáticos

A tônica da programação continua sendo o software livre e a evolução do governo eletrônico, assim como a cooperação e compartilhamento de conhecimento entre entes da Administração Pública, comunidades e países vizinhos.

As oito trilhas temáticas abordam, além de dados abertos, assuntos como gestão de Tecnologia da Comunicação e Informação (TIC), e-democracia, multimídia, mobilidade, interoperabilidade, políticas de desenvolvimento tecnológico, educação e inclusão digital.

O que são dados abertos?

Dados governamentais abertos são a “disponibilização de informações governamentais representadas em formato aberto e acessível de tal modo que possam ser reutilizadas, misturadas com informações de outras fontes, gerando novos significados”, segundo definição do consórcio W3C, que desenvolve padrões para a Web.

O Consegi é uma realização da Esaf, com patrocínio do Serpro, BNDES, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Dataprev e Sebrae.

CONSEGI 2011
Data: 11 a 13 de maio
Local: Escola de Administração Fazendária – ESAF
(Km 04, Estrada Brasília/Unaí (Lago Sul), Brasília/DF

Informações para Imprensa:
Jornalista: Mabel Gomes
Telefone: (61) 2021-7964
email: imprensa@serpro.gov.br
http://www.consegi.gov.br/sala_imprensa

Fonte: SERPRO