Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Congresso de TI oferece 2 mil vagas em oficinas gratuitas

Notícias

Congresso de TI oferece 2 mil vagas em oficinas gratuitas

Interessados em tecnologia da informação e dados abertos podem participar das 70 oficinas do IV Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico, em Brasília, nos dias 11 a 13 de maio

publicado: 20/04/2011 17h35 última modificação: 20/04/2016 09h46

Estudantes, profissionais de TI e interessados em tecnologia terão a chance de ampliar seus conhecimentos gratuitamente nas oficinas práticas do IV Consegi (Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico), com atividades focadas na aplicação imediata dos conceitos discutidos no evento. Serão duas mil vagas em 70 minicursos ministrados por especialistas de destaque nacional e internacional, incluindo opções para nível iniciante, médio e avançado.

O Consegi é uma realização da Escola de Administração Fazendária (Esaf), em parceria com o Serpro, BNDES, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Dataprev e Sebrae. Em sua quarta edição, o tema neste ano é “Dados Abertos para a Democracia Digital”. A programação completa das oficinas está no sítio do Congresso, que será realizado do dia 11 a 13 de maio, em Brasília.

Entre as oficinas oferecidas pelo evento estão as de desenvolvimento, redes sociais, TV Digital, modelagem de negócios, acessibilidade, redação para Web, aplicações de governo eletrônico, entre outros assuntos. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição, e algumas oficinas já estão com os lugares esgotados.

Destaques

O ativista italiano Marco Fioretti vai ministrar a oficina “Digital Citizen Basics” e o analista do Serpro Giovanni Calanzani, “Extraindo dados de sites com a ferramenta Scrapy”. Outra oficina sobre dados abertos é “Publicação de Dados Governamentais Abertos no Padrão Linked Data”, do especialista em banco de dados Luís Henrique Baldus e do professor Cristiano Maciel.

Para quem quer começar

O Consegi 2011 também vai promover oficinas em sua Tenda Jovem para quem está dando os primeiros passos no mundo da tecnologia, como “Introdução à Micro Informática / Linux GNU”, “Comunicação Livre”, “DJ - 'Mixando com o Mixxx GNU”, “'Introdução ao HTML”, “Oficina Hacker” e outras.

Já para empreendedores, gestores e servidores públicos algumas das oficinas oferecidas serão: “e-Cidades ”, “SICAF Web para Empresas - Sistema de Cadastro de Fornecedores do Gov. Federal”, “SICONV - Módulo Execução, Prestação de Contas, Consultas Gerencias e Extrator de Dados para Convenentes”.

CONSEGI 2011
Data: 11 a 13 de maio
Local: Escola de Administração Fazendária – ESAF
(Km 04, Estrada Brasília/Unaí (Lago Sul), Brasília/DF

Informações para Imprensa:
Jornalista: Mabel Gomes
email: imprensa@serpro.gov.br
http://www.consegi.gov.br/sala_imprensa 

Fonte: SERPRO