Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Conferência Web.br aponta tendências e comemora os 25 anos da web

Notícias

Conferência Web.br aponta tendências e comemora os 25 anos da web

Evento organizado pelo escritório brasileiro do W3C acontecerá nos dias 25 e 26 de setembro, em São Paulo

publicado: 15/09/2014 01h00 última modificação: 24/06/2016 09h00

Um dos eventos mais esperados e importantes sobre a evolução e inovação da web, a Conferência Web.br (http://conferenciaweb.w3c.br/), chega à 6ª edição com um tema especial: 25 anos da web e 20 anos do W3C. A programação inclui palestrantes de destaques nacionais e internacionais, debates, workshops e o concurso Web’s Got Talent que objetiva fomentar o empreendedorismo na web e premiar websites e aplicações web desenvolvidos com o uso dos padrões recomendados pelo W3C.

A conferência é promovida pelo escritório brasileiro do W3C, instalado na sede do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), braço executivo do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e acontecerá nos dias 25 e 26 de setembro, no Hotel Blue Tree Premium Morumbi (Av. Roque Petroni Junior, 1000), em São Paulo.

 

As mais promissoras tecnologias para web e TV serão abordadas pelo especialista François Daoust. O poder do SVG - Scalable Vector Graphics e da plataforma da web aberta serão alguns dos assuntos tratados pelo desenvolvedor norte-americano Doug Schepers. A web e empreendedorismo serão abordados por Fabio Akita, co-fundador da Codeminer 42 e entusiasta do Ruby on Rails. Estessão alguns dos destaques da programação desse ano.

“A Web.br é uma oportunidade para que desenvolvedores, usuários, startups e pesquisadores se reúnam para debater e apontar caminhos sobre o futuro da web”, considera Vagner Diniz, gerente do escritório brasileiro do W3C. O evento tem ainda a proposta de discutir como tornar a web universal dentro dos princípios do W3C de uma web para todos, em qualquer dispositivo, em qualquer lugar, em qualquer idioma, segura e confiável.

A programação da Web.br inclui também debates sobre web das coisas, pagamento via web, web semântica, desenvolvimento front-end no Brasil e no mundo, como o uso da metodologia de design thinking pode auxiliar na criação de interfaces inovadoras e debates sobre o passado, presente e futuro do desenvolvimento web. Para saber mais sobre a programação da conferência e realizar a sua inscrição, acesse  http://conferenciaweb.w3c.br. As vagas são limitadas.

Workshops
Além de palestras, debates e painéis, a conferência Web.br apresentará quatro workshops para que os participantes coloquem as mãos na massa e produzam códigos junto com os instrutores.O workshop sobre Angular JS está sob a tutela do desenvolvedor da BlackBerry, Demian Borba, e do engenheiro front-end na Questrade, Ciro Nunes. O workshop sobre a ferramenta Grunt será ministrado pelos desenvolvedores da Globo.com, Almir Filho e Davidson Felipe. Licenciamento de software será ministrado pelo desenvolvedor no Linux Technology Center da IBM, Thadeu Cascardo, e os desenvolvedores do Google Luis Leão e Thuany Serpra serão responsáveis pelo workshop sobre Design web.

Aniversário da web
Os internautas que declararem seu amor pela web por meio do tumblr http://webbr2014.tumblr.com terão seus depoimentos exibidos durante a conferência Web.br 2014. Ainda dá tempo de participar, basta acessar o tumblr e escolher se deseja enviar uma declaração por meio de foto, link, citação, vídeo ou texto. Algumas personalidades como a empreendedora Bel Pesce e Demi Getschko, diretor-presidente do NIC.br, já deixaram registrado a importância da web em suas vidas.

Web’s Got Talent
O encerramento da Web.br 2014 será marcado pelo Web’s Got Talent. O concurso vai premiar empreendedores brasileiros que usam tecnologias da Web Aberta no desenvolvimento de websites ou aplicativos de prestação de serviços.

Sobre o escritório brasileiro do W3C
Por deliberação do CGI.br, o NIC.br agrega as atividades do escritório do W3C no Brasil - o primeiro na América do Sul. O W3C é um consórcio internacional que tem como missão conduzir a Web ao seu potencial máximo, criando padrões e diretrizes que garantam sua evolução permanente. Mais de 80 padrões foram já publicados, entre eles HTML, XML, XHTML e CSS. O W3C no Brasil reforça os objetivos globais de uma Web para todos, em qualquer dispositivo, baseada no conhecimento, com segurança e responsabilidade. Mais informações em: http://www.w3c.br/.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — CEPTRO.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — CETIC.br (http://www.cetic.br/) e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/.

Contatos para a Imprensa:

S2Publicom
http://www.s2publicom.com.br
Twitter / Facebook / Youtube: S2publicom
PABX:
(11) 3027-0200 / 3531-4950
Daniela Marques - daniela.marques@s2publicom.com.br - (11) 3027-0215
Carolina Carvalho - carolina.carvalho@s2publicom.com.br - (11) 3027-0226

Fonte: Nic.br