Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Concurso Nacional de Dados Abertos: interessados já podem se inscrever

Notícias

Concurso Nacional de Dados Abertos: interessados já podem se inscrever

Premiação será realizada durante a segunda edição do encontro em novembro

publicado: 24/10/2013 02h00 última modificação: 12/05/2016 16h25

Brasília, 24/10/2013 – Os interessados em participar do Concurso Nacional de Dados Abertos devem enviar a sua solução até o dia 17 de novembro. Os dados a serem utilizados no prêmio já estão disponíveis no Portal de Dados Abertos (dados.gov.br). São eles: equipamentos públicos, balanços do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Transferências Voluntárias da União e a estrutura organizacional do Poder Executivo Federal. A cerimônia de premiação será realizada durante o 2º Encontro Nacional de Dados Abertos, no dia 21 de novembro, em Brasília.

Um dos objetivos do concurso é estimular o desenvolvimento de ferramentas e visualizações baseadas em dados abertos, inclusive as que utilizem como fonte mais de uma base de dados. O concurso permitirá e premiará soluções em duas modalidades:

- Desenvolvimento de soluções de software interativo, disponíveis na web, que permitam acesso via navegador, inclusive de dispositivos móveis;

- Desenvolvimento de infográficos baseadas na utilização de dados abertos, disponíveis na web, que permitam acesso via navegador, inclusive de dispositivos móveis;

Prêmios
A avaliação dos aplicativos e infográficos será efetuada por Comissão Avaliadora. Esta será composta por representantes das entidades organizadoras e de instituições parceiras, conforme os seguintes critérios: foco em serviço ao cidadão, impacto na sociedade, criatividade da solução, poder de análise, facilidade de uso, simplicidade da linguagem de comunicação, aderência aos padrões do W3C e cruzamento de dados de origens diferentes.

Os três primeiros colocados serão premiados no concurso com ultrabooks, celulares e mochilas. Podem participar do prêmio, brasileiros com mais de 18 anos que residam no país.

A equipe da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) está à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas relativas às bases de dados tema deste concurso. Em caso de dúvidas, acessem a lista de distribuição lista-inda-gt3@googlegroups.com. Leia o regulamento, que está disponível no hotsite do encontro.

O concurso é promovido pelo MP em parceria com o Escritório Brasileiro do W3C Brasil e conta com o apoio da Secretaria Nacional de Articulação Social da Presidência da República, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.Br), representado pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.Br), da Associação Software Livre, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev).

Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão