Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Começa a funcionar o novo Sistema de Gestão de Pessoas

Notícias

Começa a funcionar o novo Sistema de Gestão de Pessoas

O Sigepe vai atender mais de um milhão de pessoas entre servidores, aposentados e pensionistas

publicado: 09/06/2014 01h00 última modificação: 24/06/2016 09h01

Entra hoje oficialmente em operação o Sistema de Gestão de Pessoas do governo federal – Sigepe. O novo projeto vai atender a um universo de mais de um milhão de pessoas, entre servidores da ativa, aposentados e instituidores de pensão. Totalmente transparente para a sociedade, o sistema abrigará dados de toda a vida funcional dos servidores, desde o ingresso no serviço público até a aposentadoria.

O novo Sigepe foi estruturado pela Secretaria de Gestão Pública do Ministério do Planejamento (Segep/MP) para oferecer uma solução completa de gestão de pessoas e substituir integralmente até 2017 as funcionalidades do atual Sistema de Administração de Pessoal – Siape, responsável pela produção das folhas de pagamento dos mais de 200 órgãos federais.

Desenvolvida pelo Serpro e Dataprev, a nova plataforma tecnológica foi projetada de forma a assegurar o aumento da produtividade, da segurança e da transparência nos processos de gestão de pessoas em todos os órgãos do Executivo Federal. De agora em diante alguns módulos já poderão ser utilizados pelos servidores e pelas áreas de recursos humanos como ferramenta de trabalho.

Os módulos do Sigepe que já estão em funcionamento são: Módulo das Consignatárias, que automatiza todo o processo de cadastramento de empresas que operam com consignação, o Portal de Serviços do Servidor, disponível para acessar contracheque, comprovante de rendimento, agendamento de férias e outras informações, e o Portal de Gestão de Pessoas, destinado aos gestores e operadores da área de recursos humanos.

Para acessar os novos portais entre em www.servidor.gov.br, no Serviço Sigepe, módulos Portal Serviços do Servidor e Portal Gestão de Pessoas.

Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão