Você está aqui: Página Inicial > Notícias > CISL e comunidades fortalecem suítes escritório livres

Notícias

CISL e comunidades fortalecem suítes escritório livres

publicado: 06/07/2011 12h53 última modificação: 20/04/2016 09h49

Na sexta-feira, 1º de julho, no Fórum Internacional Software Livre (Fisl), o Comitê Técnico de Implementação de Software Livre (CISL) assinou, juntamente com as comunidades dos projetos LibreOffice e OpenOffice, mantidos respectivamente pelas instituições The Document Foundation e Apache Foundation, um Protocolo de Intenções que sinaliza o interesse mútuo de cooperação com as ferramentas livres de escritório.

A proposta é reforçar a postura do Estado brasileiro de cooperar com a evolução das suítes de escritório, devido a sua importância dentro das instituições públicas. A adoção destas ferramentas representa um dos grandes sucessos de migração de plataformas proprietárias para software livre, em todas as esferas do governo. Estima-se que mais de 1 milhão de computadores públicos operem com estas soluções, o que representa economia com os custos de licenças de software e investimento em tecnologia nacional.

Dessa forma, o governo ratifica a importância de participar e colaborar nestes projetos, inclusive, com presença atuante de desenvolvedores nas comunidades. Atitude que busca devolver à sociedade e comunidades os benefícios gerados ao Estado e a apoiar o contínuo crescimento e melhorias destes softwares.

Confira a íntegra do documento.

ODF - O uso de suítes de escritório livres reforça também a premissa de utilização de padrões abertos, recomendado pela arquitetura de interoperabilidade do governo federal, a e-PING e o compromisso das organizações assumido no Protocolo Brasília. A importância do Open Document Format (ODF) para o armazenamento de documentos da Administração Pública é a garantia de acesso às informações, independente de plataforma tecnológica, e interoperabilidade entre as instituições.

Comunicação do CISL - 4 de julho de 2011

Fonte: Portal do Software Livre