Você está aqui: Página Inicial > Notícias > CGU reformula Portal da Transparência da Copa do Mundo 2014

Notícias

CGU reformula Portal da Transparência da Copa do Mundo 2014

publicado: 17/09/2012 12h14 última modificação: 20/04/2016 10h27

A Controladoria-Geral da União (CGU) lançou, na última quarta-feira (05/09), a nova versão do site “Copa 2014 - Transparência em 1.º lugar”, abrigado no Portal da Transparência do Governo Federal. A página traz alterações em sua forma e conteúdo, que têm o objetivo de facilitar a navegação e trazer dinamismo às atualizações das informações sobre a execução dos recursos públicos, administrados por órgãos responsáveis pelo evento esportivo. 

Uma das melhorias foi a criação de um sistema eletrônico, desenvolvido pela CGU, que permite a alimentação online das informações sobre obras, serviços, compras e outras iniciativas governamentais. O objetivo foi garantir maior tempestividade na publicação e atualização dos dados e documentos relativos aos projetos e empreendimentos nas cidades que irão sediar os jogos.

Na versão anterior, esses dados eram enviados pelos gestores públicos de forma não automatizada para a Controladoria, responsável por homologar o conteúdo antes da publicação definitiva na página. Com a implantação do sistema, o processo de homologação das informações permanece centralizado na CGU.

Houve ainda restruturação na arquitetura das informações presentes na página, com a criação de novas formas de consulta para os usuários. As informações sobre os recursos federais investidos na Copa, que antes eram agrupadas somente por “Temas” e “Cidades-Sede”, agora também estão organizadas por “Ações e Empreendimentos” e “Financiamentos”.

O layout do site foi reformulado, com predominância das cores azul e amarela, e maior contraste visual entre os elementos da página. Além de trazer uma imagem de fundo, que remete a um campo de futebol, a nova versão do site apresenta um cabeçalho que simula um placar eletrônico. Outra mudança foi a inclusão, na página inicial, do “Quadro Geral”, que permite visualizar, de forma mais direta, os dias faltantes para a Copa do Mundo 2014, a previsão inicial de gastos, o total de recursos já contratado e o executado.

Fonte: Controladoria-Geral da União - CGU