Você está aqui: Página Inicial > Notícias > CGI.br anuncia nomes dos representantes eleitos da sociedade civil

Notícias

CGI.br anuncia nomes dos representantes eleitos da sociedade civil

Processo eleitoral aponta sete novos representantes e quatro reeleitos que participarão até 2013 das discussões sobre a Internet no Brasil

publicado: 21/02/2011 10h45 última modificação: 27/07/2016 14h56

O Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br anuncia o resultado da eleição que indicou os 20 representantes da sociedade civil, entre titulares e suplentes, que participarão dos fóruns de debates e decisões para a administração e o desenvolvimento da Internet no Brasil durante o triênio 2011-2013. A homologação dos novos conselheiros ocorrerá com a publicação de Portaria Interministerial no Diário Oficial.

A distribuição dos membros eleitos da sociedade civil no Comitê compreende: quatro membros do Terceiro Setor, três da Comunidade Científica e Tecnológica e quatro do Setor Empresarial, que representam os segmentos: Provedores de Acesso e Conteúdo da Internet; Provedores de Infraestrutura de Telecomunicações; Indústria de Bens de Informática, de Bens de Telecomunicações e de Software; Setor Empresarial Usuário. No total, a sociedade civil é representada por 12 titulares e nove suplentes. Sete representantes são novos e quatro foram reeleitos (ver perfil dos representantes abaixo).

“Nessa eleição, praticamente todos os Estados do País foram representados, o que dobrou o número de eleitores. Foram 362 entidades votantes, com 93% de participação e apenas 6% de abstenções”, informa Demi Getschko, Diretor Presidente do NIC.br e coordenador do Comitê de Eleição do CGI.br.

O Processo Eleitoral teve inicio há cerca de seis meses, a partir do cadastramento das entidades de representação de cada setor, componentes do Colégio Eleitoral. Montado o colégio de cada segmento, abriu-se o período de indicação de candidatos, seguido pela votação.

Todas as fases do processo tiveram período para recursos e observaram datas de anúncio dos resultados. A votação foi eletrônica, garantindo a unicidade e inviolabilidade dos votos. Ao final da votação, o resultado é aberto e exibido de forma a permitir completo escrutínio dos votantes e dos votados. O processo eleitoral completo, incluindo os resultados, encontra-se disponível em:www.cgi.br/eleicao2010 - Link indisponivel

 

Perfil dos representantes eleitos

 

 

Setor Empresarial

 

  • Provedores de acesso e conteúdo da Internet

    Eduardo Fumes Parajo 
    Iniciou no mercado de provimento de acesso e serviços Internet em 1996, e desde abril de 2007 é presidente da ABRANET, onde exerce o cargo pelo segundo mandato consecutivo até 2011. 
    Suplente: Ricardo Lopes Sanchez

  • Provedores de infraestrutura de telecomunicações

    Eduardo Levy Cardoso Moreira
    Engenheiro Eletricista e de Telecomunicações pela PUC-RJ, ocupou cargos na Telerj, Telebrás e Embratel. É o atual Diretor Executivo do SINDITELEBRASIL.
    Suplente: Alexandre Annenberg Netto

  • Indústria de bens de informática, telecomunicações e software:

    Henrique Faulhaber (reeleito)
    Matemático com Mestrado em Engenharia de Sistemas, é diretor da empresa Calandra, do SEPRORJ e membro do conselho da Riosoft.
    Suplente: Norberto Dias

  • Setor empresarial usuário:

    Cássio Jordão Motta Vecchiatti
    Sócio e diretor da DataCast Assessoria Ltda., tem formação em Tecnologia da Informação e Eletrônica. Atualmente é Diretor do Departamento de Competitividade e Tecnologia do Sistema Fiesp/Ciesp e Presidente do Conselho da Fundação Vanzolini. 
    Suplente: Nivaldo Cleto

 

Terceiro Setor

 

  • Sergio Amadeu da Silveira

    Professor da UFABC, Doutor em Ciência Política pela USP. Implementou e coordenou o Projeto Telecentros da Prefeitura de São Paulo. Foi Diretor-Presidente do ITI. Integra o Conselho Científico da ABCiber. É membro da comunidade de software livre.

  • Veridiana Alimonti

    Formada em Direito e mestranda em Direito Econômico pela USP. É advogada do IDEC, com atuação na área de telecomunicações, incluindo as iniciativas relativas à governança da Internet e participação social na regulação dos serviços.

  • Carlos Alberto Afonso (reeleito)

    Cofundador do Ibase e da APC. Coordenou o primeiro projeto Internet desenvolvido para uma conferência mundial da ONU, a ECO-92. Atualmente é colaborador do Instituto Nupef e membro do Conselho de Administração da Telebrás.

  • Percival Henriques de Souza Neto

    Físico e bacharel em Direito, foi diretor técnico do Inmetro/Imeq na Paraíba e é especialista em gestão pública. Atualmente, exerce a presidência da Associação Nacional para Inclusão Digital - ANID.
    Suplentes: José Ricardo Negrão, 
    Vitor Hugo Das Dores Freitas,
    Marcus Aurélio Ribeiro Manhães, 
    Flávia Lefèvre Guimarães.

 

 

Comunidade científica e tecnológica

 

  • José Luiz Ribeiro Filho

    Engenheiro Eletrônico pela UFRJ, Mestre em Ciência da Computação pela COPPE Sistemas e Ph.D. em Ciência da Computação pela Universidade de Londres. Atualmente, é Diretor de Serviços e Soluções da RNP.

  • Flávio Rech Wagner (reeleito)

    Graduado em Engenharia Elétrica pela UFRGS, é Doutor em Informática pela Universidade de Kaiserslautern, Alemanha. Foi Presidente e Conselheiro da Sociedade Brasileira de Computação e atualmente é professor titular da UFRGS.

  • Lisandro Zambenedetti Granville (reeleito)

    Professor-doutor do Instituto de Informática da UFRGS. É especialista em Gerenciamento de Redes de Computadores e Serviços. Pesquisador CNPq.
    Suplente: Omar Kaminski

 

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br

 

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil - CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — CEPTRO.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — CETIC.br (http://www.cetic.br/) e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).

 

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no país, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados.

 

Contatos para a Imprensa:

S2Publicom
http://www.s2publicom.com.br 
Twitter / Flickr / Youtube: S2Publicom
Marcio Martins marcio.martins@s2publicom.com.br 
Natalia Botti natalia.botti@s2publicom.com.br
Claudia Fuji claudia.fuji@s2publicom.com.br

 

Assessoria de Comunicação - NIC.br

Caroline D’Avo – Assessora de Comunicação – caroline@nic.br 
Everton Teles Rodrigues – Assistente de Comunicação – everton@nic.br
Flickr: http://www.flickr.com/NICbr/
Twitter: http://www.twitter.com/comuNICbr/

 

Fonte: Site do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR -NIC.br