Você está aqui: Página Inicial > Notícias > CGI.br abre inscrições para o III Fórum da Internet no Brasil

Notícias

CGI.br abre inscrições para o III Fórum da Internet no Brasil

Temas debatidos no evento serão levados para o Internet Governance Forum, na Indonésia

publicado: 11/07/2013 01h00 última modificação: 12/05/2016 16h32

Brasília, 11/07/13 - O III Fórum da Internet no Brasil, promovido pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), está com inscrições abertas para todos que desejam participar de debates sobre os desafios atuais e futuros da Internet. Este ano, o Fórum será realizado na cidade de Belém, no Pará, entre os dias 03 e 05 de setembro com o lema “Construindo Pontes”. O principal objetivo é promover discussões que ajudem a mapear opiniões e preocupações semelhantes, assim como, diversidades que reflitam o caráter multissetorial e multilateral da governança da Internet no Brasil.

O evento contará com cinco trilhas temáticas, pensadas para os diferentes grupos do Fórum, sejam do terceiro setor, dos setores empresariais, acadêmicos e governamentais: a) Universalidade, Acessibilidade e Diversidade; b) Inovação Tecnológica e Modelos de Negócios na Internet; c) Cultura, Educação e Direitos Autorais na Internet; d) Privacidade, Inimputabilidade da Rede; e) Liberdade de Expressão e Neutralidade de Rede. As trilhas temáticas deste ano foram agrupadas de modo a atender as sugestões recebidas das diversas regiões do Brasil e buscam abranger a perspectiva dos diversos setores que compõem o CGI.br, como a sociedade civil organizada, os representantes e pesquisadores da academia, os representantes governamentais e os empresários do setor.

Os debates que acontecerão no III Fórum serão preparatórios à participação brasileira no Internet Governance Forum (IGF), um importante encontro que acontecerá em Bali, na Indonésia, de 22 a 25 de outubro, que envolve governos, empresas, organizações da sociedade civil e especialistas do mundo inteiro interessados em discutir e desenvolver políticas públicas relacionadas a Internet.

Seminário WSIS+10
Outra novidade do Fórum este ano fica por conta do Seminário de Avaliação dos 10 anos da Cúpula Mundial da Sociedade da Informação (WSIS+10). O objetivo é dar início a um processo de avaliação e discussão da Agenda WSIS, de modo a reunir os posicionamentos dos diversos setores da sociedade frente aos temas, perspectivas e desafios relacionados ao desenvolvimento da Sociedade da Informação. Assim, no momento em que a Unesco e as Nações Unidas iniciam o debate sobre metodologias para medir o avanço dos princípios e metas estabelecidas nas reuniões da Cúpula Mundial para a Sociedade da Informação, o CGI.br decide liderar, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, essa iniciativa. “Isso permitirá ao Brasil apresentar uma posição que reflita os anseios de diversos setores da sociedade acerca dos temas da Cúpula e outros temas que eventualmente sejam de interesse do país, mas que ainda não foram incorporados às discussões nos fóruns internacionais”, diz Carlinhos Cecconi, integrante da Secretaria Executiva do CGI.br, organizadora do Fórum.

“Esperamos que o Fórum da Internet deste ano caracterize-se como o espaço organizado de conversas multissetorial, identificando dissensos, construindo consensos”, explica Cecconi.

Para mais informações sobre as trilhas e para acessar o formulário de inscrições do III Fórum da Internet no Brasil, acesse o link: www.forumdainternet.cgi.br/.

Fonte: NIC.br - Núcleo de Informação e Coordenação - imprensa@nic.br.