Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cesar Brod será o novo Coordenador do Portal do Software Público Brasileiro

Notícias

Cesar Brod será o novo Coordenador do Portal do Software Público Brasileiro

publicado: 22/09/2011 11h10 última modificação: 20/04/2016 09h51

Na terça-feira, a SLTI recebeu Cesar Brod, o novo coordenador-Geral de Inovações Tecnológicas e um dos pioneiros do software livre no Brasil, que passou a integrar a equipe do Departamento de Sistemas de Informação-DSI e vai substituir, em breve, Corinto Meffe na coordenação do principal projeto do departamento: o Portal do Software Público Brasileiro-SPB.

Cesar Brod tornou-se conhecido por criar um modelo de negócios que deu origem à cooperativa Solis, a primeira do mundo voltada à integração e desenvolvimento de soluções em Software Livre. Cesar também deu início ao projeto Código Livre, um repositório de programas livres que chegou a hospedar mais de 2.000 projetos brasileiros. 

Brod não é, de forma alguma, um estranho no ninho, usuário do sistema operacional Gnu/Linux desde 1992 foi um dos idealizadores de dois dos projetos que hoje estão hospedados no Portal SPB: Sagu, para a gestão de ensino e Gnuteca, para a automação da gestão de acervos e circulação de bibliotecas. O novo coordenador disse que incentivou desde o princípio a cooperativa Solis a disponibilizar as duas soluções no Portal. 

Corinto Meffe vai se dedicar às atividades do Departamento de Integração de Sistemas de Informação, em especial ao aperfeiçoamento do modelo de governança de tecnologia da informação e padronização tecnológica da Administração Pública Federal, à e-PING-padrões de interoperabilidade do governo federal e ao projeto de dados abertos. 

Cesar e Corinto atuaram em vários eventos nacionais e internacionais na promoção do uso e desenvolvimento de software público e livre para a geração de emprego, renda e melhoria de condições de vida das pessoas. Um dos mais recentes, o Workshop Internacional de Saúde Eletrônica para Economias Emergentes, resultou na inserção do projeto GnuHealth (sistema de automação de prontuários médicos e administração hospitalar) no Portal SPB. 

Adepto de metodologias ágeis, em especial o Scrum, Cesar espera atuar muito como um ScrumMaster em sua coordenação: “a equipe com a qual começo a trabalhar é muito competente, unida e apaixonada pelo que faz. Minha missão principal será a de buscar remover qualquer obstáculo que possa estar à frente do crescimento e produtividade do grupo”.