Você está aqui: Página Inicial > Notícias > CERT.br lança fascículo sobre segurança em computadores

Notícias

CERT.br lança fascículo sobre segurança em computadores

Dicas buscam proteger computadores pessoais das ameaças encontradas na Internet

publicado: 22/08/2013 01h00 última modificação: 12/05/2016 16h30

Muitos usuários supõem que não correm riscos ao usar a Internet, pois acham que ninguém tem interesse em usar o seu computador ou que, entre os diversos computadores existentes, o seu dificilmente será localizado. Quando estes usuários se sentem seguros acabam achando que não necessitam de proteção. Essa falsa ilusão costuma terminar quando os primeiros problemas de segurança aparecem.

Para esclarecer os riscos que os usuários dos computadores estão expostos ao usar a Internet e os cuidados que devem ser tomados, o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), lança mais um fascículo da sua Cartilha de Segurança para Internet. Desta vez, o tema escolhido é “Segurança em computadores”.

Este é o sétimo conjunto de fascículos, ilustrados e disponíveis no formato PDF, publicado pelo CERT.br, sendo o quarto neste ano. Para facilitar sua compreensão e estimular a disseminação, o material é acompanhado por slides, licenciados sob Creative Commons (CC BY-NC-SA 3.0), e pode ser usado livremente para divulgar medidas de segurança ao usar computadores na Internet.

Os principais riscos
Um computador conectado à Internet pode ser invadido ou infectado de diversas formas, como por exemplo, pela ação direta de atacantes, pela invasão de contas de acesso com senhas fracas ou ainda por meio da exploração de vulnerabilidades existentes nos programas instalados. Caso tenha o computador comprometido, o usuário pode enfrentar problemas, como invasão de privacidade, perda de dados e também perdas financeiras. Além disso, o computador pode ser usado para atividades maliciosas, como atacar outros computadores, aplicar golpes em outros usuários, propagar códigos maliciosos, disseminar spam e esconder a real identidade e localização de um atacante.

Cuidados a serem tomados
Para proteger o computador é necessário tomar alguns cuidados como mantê-lo atualizado com as versões mais novas dos programas instalados e com todas as atualizações aplicadas. É importante também instalar e manter atualizados os mecanismos de proteção como antivírus e firewall pessoal. Esses cuidados devem ser associados a uma postura preventiva por parte do usuário ao navegar e abrir arquivos.

Para saber mais sobre o fascículo “Segurança em computadores”, acesse: http://cartilha.cert.br/fasciculos e para ter acesso à Cartilha de Segurança da Internet na íntegra, também disponível no formato ePub, visite http://cartilha.cert.br/.

Sobre o CERT.br
O CERT.br é o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil. Desde 1997, o grupo é responsável por tratar incidentes de segurança envolvendo redes conectadas à Internet no Brasil. O Centro também desenvolve atividades de análise de tendências, treinamento e conscientização, com o objetivo de aumentar os níveis de segurança e de capacidade de tratamento de incidentes no Brasil. Mais informações em http://www.cert.br/.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil - CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — CEPTRO.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — CETIC.br (http://www.cetic.br/) e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios de multilateralidade, transparência e democracia, o CGI.br representa um modelo de governança multissetorial da Internet com efetiva participação de todos os setores da sociedade nas suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/

Fonte: Sítio do NIC.br.