Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Central de atendimento da Embratur é referência no governo

Notícias

Central de atendimento da Embratur é referência no governo

Ferramenta de atendimento será disponibilizada para órgãos do governo e público em geral.

publicado: 19/04/2012 17h33 última modificação: 20/04/2016 10h10

Foto do ex-Secretário da SLTI com o Chefe de Gabinete da Embratur em 2012.

Secretario da SLTI Delfino Natal dos Santos e Paulo Guilherme de Araújo, chefe de gabinete da Embratur oficializando a disponibilização do CAU no Portal de Software Público. .

A Central de Atendimento ao Usuário (CAU), utilizado e desenvolvido pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), se tornou modelo para órgãos governamentais e teve seu acesso liberado à sociedade brasileira e órgãos do governo federal, estadual e municipal. A liberação oficial do software aconteceu hoje, dia 12, no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, durante a realização do evento em comemoração aos cinco anos da criação do Portal do Software Público Brasileiro (SPB). A partir dessa decisão, o CAU será compartilhado, por meio do SPB, podendo ser utilizado, por qualquer cidadão.

“A iniciativa foi apoiada, desde o início, pelo presidente da Embratur, Flávio Dino, que entendeu a importância de disponibilizar essa ferramenta a todo e qualquer cidadão”, disse Paulo Guilherme de Araújo, chefe de gabinete da Embratur.

“Nos sentimos honrados de poder contribuir de forma eficiente com Portal do Software Público Brasileiro”, acrescentou.

O CAU é uma ferramenta de registro de demandas internas de um determinado órgão, que permite cadastrar solicitações de serviços gerais, assim como um pedido de atendimento junto ao departamento de informática, transporte, manutenção, limpeza e outros.

“Esta iniciativa está alinhada às diretrizes do Governo Eletrônico Brasileiro”, disse Araújo. “O ato é de extrema relevância porque contribui para que o software livre se torne uma prática permanente no setor público. Instrumentos como esses são efetivamente uma demonstração prática da democracia”, finalizou.

O que é o SPB

O Portal do Software Público Brasileiro foi criado há cinco anos pelo governo brasileiro com o objetivo de criar um sistema de desenvolvimento compartilhado de softwares de interesse público. Atualmente o SPB conta com cerca de 58 soluções disponibilizadas por empresas, órgãos do governo, instituições de ensino e pessoas físicas. Para acessar o portal, clique no link: www.softwarepublico.gov.br.