Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cartão de registro profissional, pela internet, vai substituir anotação na Carteira de Trabalho

Notícias

Cartão de registro profissional, pela internet, vai substituir anotação na Carteira de Trabalho

Serviço vai permitir atendimento mais rápido, aprimorar a segurança das informações e os mecanismos de comprovação

publicado: 27/01/2016 03h00 última modificação: 20/04/2016 10h58

O cartão de registro profissional passará a ser emitido, na internet, pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS), e vai substituir a anotação na carteira de trabalho. O objetivo é oferecer um atendimento mais moderno e rápido aos profissionais que solicitam o registro, além de aprimorar a segurança das informações e fornecer mecanismos hábeis de comprovação.

carteira_de_trabalho

A novidade oferecerá atendimento mais moderno e rápido aos profissionais que solicitam o registro. Além disso, aprimora a segurança das informações.

O Sistema Informatizado do Registro Profissional (Sirpweb) foi criado para armazenar os dados de registros dos profissionais. Além disso, tem por objetivo dar transparência e agilidade aos processos de solicitação de registro, adequando-se ao que dispõe a Lei de Acesso à Informação.

Por meio do Sistema, o interessado poderá ingressar com o seu pedido de registro profissional virtualmente, acompanhar o andamento da análise da sua solicitação, consultar a situação de seu registro e imprimir o seu cartão de registro profissional.

Registro profissional

O registro profissional é um cadastro do Ministério do Trabalho e Previdência Social. Ele permite que profissionais de 14 categorias regulamentadas por leis federais ingressem no mercado de trabalho: agenciador de propaganda, arquivista, artista, atuário, guardador e lavador de veículos, jornalista, publicitário, radialista, secretário, sociólogo, técnico em arquivo, técnico em espetáculos de diversões, técnico de segurança do trabalho e técnico em secretariado.

Fonte: Portal Brasil.