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Capacitação sobre compras governamentais lota auditórios do Planejamento

Evento sobre pesquisa de preços foi transmitido online para atender a todos os interessados

publicado: 31/07/2014 01h00 última modificação: 24/06/2016 09h00

O Ministério do Planejamento recebeu, nesta quinta-feira (31), servidores da Administração Pública Federal para participar de capacitação a respeito da Instrução Normativa nº 5, de 27 de junho de 2014. A norma traz orientações para a realização das pesquisas de preços necessárias antes da aquisição de bens e contratação de serviços em geral.

Foram mais de 900 inscritos. Como os dois auditórios do ministério comportam somente 285 pessoas o evento foi transmitido online para os demais interessados.

“Estamos aqui para apresentar a instrução normativa e também para recolher insumos dos gestores de logística para aprimorar essa pesquisa de preços”, explicou Ana Maria Vieira Neto, diretora de Logística do Ministério do Planejamento.

A gravação do evento será disponibilizada na página eletrônica do Portal de Compras Governamentais.

A Instrução Normativa

Uma das novidades trazidas pela IN 5 é afastar a necessidade de realizar a pesquisa de preços junto a três fornecedores. De acordo com a instrução, o procedimento pode ser realizado no Portal de Compras Governamentais, em mídias especializadas e também em contratações similares realizadas por outros entes públicos que ainda estejam em execução ou tenham sido concluídas nos 180 dias anteriores.

“Esse prazo é flexível. No caso de itens de computação, por exemplo, seis meses é demasiado para que um produto deixe de ser novidade. E os preços mudam bastante”, explicou Ana Maria.

Mais informações sobre a instrução normativa e também sobre compras e contratações governamentais podem ser acessadas no Portal de Compras do Governo Federal.

Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.