Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Banco Central avalia abertura de dados

Notícias

Banco Central avalia abertura de dados

Órgão deve apresentar plano até o dia 11 de julho

publicado: 08/06/2016 01h00 última modificação: 10/06/2016 13h28

Teve início, na manhã desta quarta-feira (8), a primeira Oficina para Elaboração do Plano de Dados Abertos do Banco Central. Até o dia 11, o banco deve apresentar um documento indicando quais dados pretende disponibilizar em formato aberto e também um cronograma apresentando os prazos para a abertura das informações.

“É importante também definir a governança dos dados que serão disponibilizados”, explicou a coordenadora-geral de dados e serviços públicos digitais do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), Elise Gonçalves, gestora responsável por promover o Plano de Dados Abertos (PDA) nas instituições públicas federais.

A exemplo do que acontece no Banco Central, várias oficinas têm sido realizadas pela equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação do MP com aos órgãos do Executivo Federal. De acordo com o Decreto n° 8.777/2016, os órgãos públicos do Poder Executivo têm até o dia 11 de julho para apresentar um plano de dados abertos. O documento estabeleceu a Política de Dados Abertos do Poder Executivo federal com objetivo de aprimorar a cultura de transparência pública. Informações detalhadas para a elaboração do PDA podem ser acessadas na página.

Fonte: Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.