Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Audiência pública debate estratégia nacional para software

Notícias

Audiência pública debate estratégia nacional para software

publicado: 11/04/2012 18h25 última modificação: 20/04/2016 10h08

Brasília, 11/4/2012 – A definição de uma estratégia nacional para nortear o desenvolvimento de software no país foi debatida durante audiência pública, realizada nesta quarta-feira, 11, no Senado Federal.

O debate foi iniciativa das Comissões de Serviços de Infraestrutura e de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática e contou com representante do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).

A inovação proporcionada pelo software público brasileiro foi ressaltada por Corinto Meffe, diretor do departamento de sistemas de informação da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI), que representou o Ministério no debate.

Segundo Meffe, o Portal do Software Público Brasileiro (SPB) trabalha em parceria com empresas do setor de Tecnologia da Informação e promove o desenvolvimento econômico em todas as regiões do país. “No Portal, temos mais de 56 soluções e em cinco anos de existência geramos oportunidades de negócio e desenvolvimento econômico em todas as regiões do brasil.”

Corinto ressaltou ainda que uma política nacional de tecnologia da informação envolve debates sobre software proprietário, software público, software aberto, software livre e qualquer outra tipificação de software.

“O debate é amplo e queremos participar, porque acreditamos não só na liberdade de escolha, mas principalmente que cada uma dessas tipificações faz parte de uma política nacional”, explicou.

A audiência pública contou também com a participação de representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), além de entidades representativas do setor privado de Tecnologia da Informação.

Software Público

O Portal do Software Público Brasileiro (SPB) comemora cinco anos de existência em 2012. Para celebrar, o Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão (MPOG) realiza, nesta quinta-feira (12), no auditório do bloco K, às 9h, em Brasília, evento para debater o futuro do portal, novas oportunidades para o modelo e melhores formas de ampliar o ecossistema do software público.

fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão