Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Apae de São Paulo recebe capacitação sobre Sistema de Convênios

Notícias

Apae de São Paulo recebe capacitação sobre Sistema de Convênios

Representantes da associação serão treinados por técnicos do Planejamento

publicado: 14/04/2014 01h00 última modificação: 24/06/2016 09h03

Brasília, 15/04/2014 – Representantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de São Paulo participam nesta terça-feira, 15, em Ribeirão Preto (SP), de capacitação sobre o Sistema de Convênios e Contratos de Repasse do governo federal, o Siconv. O objetivo da formação, oferecida pelo Ministério do Planejamento (MP), é orientar os usuários sobre o uso da ferramenta, responsável pela gestão de todas as transferências voluntárias da União para estados, municípios, Distrito Federal e entidades privadas sem fins lucrativos.

De acordo com Fernanda Sousa, da Federação das Apae do Estado de São Paulo(FEAPAES-SP), muitos representante da associação sentem dificuldades ao utilizar o Siconv. “A capacitação é necessária porque muitos usuários entram em contato com a federação para saber como se cadastrar, operacionalizar e inserir propostas e o plano de trabalho”, exemplifica Sousa.

Com o domínio da ferramenta, Fernanda e demais técnicos da Apae poderão celebrar convênios para a construção de quadras esportivas, melhorias nas calçadas, aquisição de produtos para pessoas com deficiência, entre outros.

O sistema gerenciado pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) movimentou cerca de R$ 12 bilhões em 2013. Foram 11.430 convênios, contratos de repasse e termos de parceria realizados pelo governo federal no período.

Para a secretária de Logística e Tecnologia da Informação, Loreni Foresti, o uso do sistema impacta diretamente na vida dos cidadãos brasileiros. “Capacitar usuários de associações como a Apae é importante para melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência”, disse.

No total, serão realizadas quatro capacitações sobre o tema, divididas entre os meses de abril, maio e junho. As informações sobre as inscrições estão disponíveis no portal da FEAPAES-SP. A primeira formação acontecerá na Apae de Ribeirão Preto, que fica localizada na Rua Coracy de Toledo Piza, 571, no bairro de Ribeirânia.

Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.