Você está aqui: Página Inicial > Notícias > ANS lança novo portal corporativo

Notícias

ANS lança novo portal corporativo

publicado: 16/03/2011 09h42 última modificação: 20/04/2016 09h44

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) lançou ontem, 15 de março, seu novo portal corporativo. Com navegação simplificada e linguagem mais acessível, é um presente aos usuários no Dia Mundial dos Direitos do Consumidor: um portal mais claro, amigável e com maior destaque aos serviços disponíveis para o cidadão.

A reformulação da principal ferramenta de comunicação da ANS teve início em 2009 e contou com o envolvimento de toda a instituição. Um comitê formado por diversos setores da Agência coordenou o trabalho. O novo portal foi desenvolvido em gerenciador de conteúdo gratuito (software livre) e cumpre recomendações de acessibilidade do Programa de Governo Eletrônico Brasileiro (E-Gov).

“Entendemos esse novo portal como um case de gestão do governo federal, pois é resultado de pesquisas com todos os perfis de usuários. A ANS ouviu seus clientes e vai continuar ouvindo, pois esse é um processo contínuo”, ressalta o Secretário-Geral da Agência e coordenador do comitê do portal, Bruno Sobral.

Entre as principais novidades estão:

  • áreas destinadas aos dois principais públicos da ANS: consumidores e operadoras de planos de saúde;
  • possibilidade de assinatura de conteúdos;
  • compilação de toda a legislação do setor, com as referências de alterações e revogações marcadas no texto;
  • acesso facilitado a perguntas frequentes e aos canais de atendimento da Agência;
  • layout mais dinâmico com fotos em rotação automática na página inicial;
  • acesso rápido às áreas que apareceram como de maior interesse pelos públicos nas pesquisas realizadas.

 

Pesquisas e testes foram a base da reformulação

O projeto de reformulação do portal da ANS foi desenvolvido com reuniões periódicas e muita pesquisa: acompanhamento de métricas, testes presenciais e remotos de navegação.

Uma das técnicas presenciais utilizadas para melhor compreensão do ponto de vista do usuário foi o card sorting, método que observa como o público-alvo organiza, por meio de cartões, as informações da forma mais adequada para ele. Dessa maneira, é possível considerar no portal a lógica de quem o acessa.

 

Foto da reunião para decidir a respeito do novo portal da ANS

Testes de usabilidade foram feitos com frequentadores do Procon do Rio de Janeiro, representantes de operadoras de planos de saúde e de prestadores de serviços de saúde, além de servidores da própria ANS. Na imagem abaixo, a cor vermelha indica a área mais clicada pelos usuários quando solicitados a encontrar a seção de Consultas Públicas.

 

 

Foto do novo portal da ANS

O resultado desse esforço estará à disposição de todos, a partir de 15 de março de 2011, em www.ans.gov.br, num processo contínuo de aprimoramento.

Boa navegação!

Fonte: Site da Agência Nacional de Saúde Suplementar