Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ministro destaca papel da tecnologia para crescimento econômico e cidadania

Notícias

Ministro destaca papel da tecnologia para crescimento econômico e cidadania

Nelson Barbosa participou da abertura do Seminário Internacional Brasil 100% Digital

publicado: 23/04/2015 01h00 última modificação: 10/03/2017 14h56

“A tecnologia de informação e comunicação tem o potencial de gerar grandes ganhos de produtividade no Brasil e ajudar na recuperação e na sustentação do crescimento nos próximos anos”, afirmou hoje (23) o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), Nelson Barbosa, durante a abertura do Seminário Internacional Brasil 100% Digital, em Brasília, promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pelo governo federal.

Barbosa avaliou ainda que “a utilização de tecnologia digital é vital para exercer a cidadania, para maior transparência das ações do Estado, para explicação dos objetivos, para a prestação de contas à sociedade e também para a participação cada vez maior da população na formulação e na execução dos programas públicos”, disse.

Neste sentido, ele citou o processo participativo para a elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2016-2019, via o site ParticipaBR. Por esta plataforma, os participantes podem opinar sobre as diretrizes a serem adotadas e sobre as propostas que serão encaminhadas pelo governo ao Congresso Nacional neste ano.

Também estiveram na abertura do seminário o presidente do TCU, Aroldo Cedraz, o presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros, e o ministro-chefe da Casa Civil, Aloisio Mercadante. O evento, que acontece até amanhã, promove a troca de experiências relacionadas à construção de serviços digitais e ao uso de dados abertos como instrumento de transparência e controle social, com foco na avaliação e melhoria de serviços e políticas públicas.

Para os debates, foram convidados representantes dos países mais avançados do mundo na área de governo digital, identificados com base em estudo realizado pela Organização Nações Unidas (ONU), em 2014, bem como autoridades do governo federal e especialistas do meio acadêmico e do terceiro setor.

Acompanhe o Seminário Internacional Brasil 100% Digital no link http://www.brasildigital.gov.br

Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.