Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Servidores do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul recebem capacitação sobre acessibilidade digital

Notícias

Servidores do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul recebem capacitação sobre acessibilidade digital

publicado: 01/04/2013 01h00 última modificação: 09/03/2017 15h11

Com o objetivo de auxiliar profissionais na construção e adequação de sítios eletrônicos acessíveis ao maior número possível de usuários, servidores do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) foram capacitados pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. O treinamento de dois dias aconteceu em Campo Grande e terminou na quarta-feira, 27.

Servidores da Assessoria de Tecnologia da Informação (ASINF) e da Assessoria de Comunicação, Imprensa e Eventos (ASCOM) participaram do treinamento. Esta foi a primeira vez que os consultores em Governo Eletrônico, César Gonçalves do Bonfim e Ana Elisa Gabriel, promoveram uma capacitação de 16 horas sobre o tema.

César ressaltou a importância de se promover a responsabilidade social e a cidadania. “O principal é buscar a conscientização dos órgãos públicos quanto à acessibilidade e também repassar algumas técnicas para posterior aplicação”, afirma.

O treinamento aborda o Modelo de Acessibilidade de Governo Eletrônico e os Padrões Web em Governo Eletrônico – e-MAG e e-PWG, respectivamente – metodologias que facilitam a navegação e a acessibilidade em sítios e portais do setor público.

O curso também apresentou ferramentas para auxiliar na construção e no monitoramento da eficiência de páginas eletrônicas, além de tratar da legislação e normas vigentes sobre acessibilidade digital no país.

Como a acessibilidade é um conceito relativamente novo, a maioria dos sítios eletrônicos não segue os padrões exigidos. “É preciso melhorar a padronização web para que programas leitores de tela possam funcionar adequadamente; adotar a descrição de imagens publicadas, para que os usuários possam ouvi-la caso usem programas específicos; e criar páginas menos pesadas, facilitando o acesso”, orienta Ana Elisa.

A capacitação foi solicitada pelos servidores do IFMS por meio do sítio Governo Eletrônico.

Sobre o e-MAG: criado em 2004, o Modelo de Acessibilidade de Governo Eletrônico reúne um conjunto de recomendações para tornar acessível a pessoas com deficiência os conteúdos e serviços eletrônicos do governo federal. Atualmente, o modelo está em sua terceira versão, lançada no segundo semestre de 2011. Entre as novidades dessa edição está a padronização de itens de acessibilidade como teclas de atalho para facilitar o acesso às informações governamentais.

Para os interessados em analisar a acessibilidade de seus portais, entrar em contato com a Central de Serviços e Suportes do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP) por meio da seguinte página: http://c3s.sisp.gov.br.

Fonte: Site do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).