Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Servidores do Distrito Federal e Sergipe participam de capacitação sobre convênios

Notícias

Servidores do Distrito Federal e Sergipe participam de capacitação sobre convênios

Formação foi a primeira presencial realizada pela Rede Siconv

publicado: 08/05/2015 01h00 última modificação: 10/03/2017 14h53

Servidores públicos dos governos do Distrito Federal e Sergipe participaram, entre os dias 4 e 8 de maio, de capacitação sobre a utilização do Sistema de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal (Siconv). A formação foi a primeira presencial realizada pela Rede Siconv com técnicos distritais e estaduais. Os dois entes da federação assinaram em abril o acordo de cooperação técnica com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) para receber o treinamento.

Para o coordenador de Relações Federativas da Secretaria de Relações Institucionais e Sociais do Governo do Distrito Federal (SRIS/GDF), Antônio Navega, o mais importante do acordo de cooperação técnica é justamente desmitificar a utilização do Siconv e aprimorar a utilização pelos usuários do GDF. “Captar recursos é simples, mas elaborar, fiscalizar e executar projetos é complicado. É preciso um corpo técnico realmente comprometido com o resultado. Eu acho que esta semana foi muito boa porque demonstrou o quanto é simples o sistema”, comentou.

Ao longo da semana, os representantes assistiram a palestras sobre a elaboração, gerenciamento e monitoramento de projetos e acessaram um ambiente de treinamento para simular a elaboração de propostas e plano de trabalho. O curso presencial também abordou questões didáticas para os servidores se tornarem facilitadores de aprendizagem em suas regiões. Antes de participar da capacitação em Brasília, os técnicos fizeram uma formação à distância de 80 horas, numa parceria da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

A analista de processos da Secretaria Estadual de Planejamento, Orçamento e Gestão do Governo de Sergipe, Marlei Brito, ressalta a importância do trabalho do grupo após a capacitação. “Vamos atuar como facilitadores da elaboração de projetos no estado, pois a boa utilização do Siconv é consequência do projeto”, explicou. Para Brito, seu trabalho em Sergipe multiplicará o conhecimento, o levando aos municípios e às entidades privadas sem fins lucrativos que utilizam o sistema.

Rede Siconv

A Rede Siconv foi lançada em abril de 2015 para capacitar 19 mil usuários do sistema até o fim deste ano. Além do Distrito Federal e Sergipe, o Acre já faz parte da rede. O projeto prevê a adesão de todos os entes da federação até agosto. Com a utilização do sistema, o governo federal transfere recursos para a construção de escolas, quadras esportivas, cisternas, poços artesianos e hospitais.

Fonte: Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão.