Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Secretários estaduais de administração conhecem a Rede Siconv

Notícias

Secretários estaduais de administração conhecem a Rede Siconv

Apresentação foi realizada durante a oitava edição do Congresso Consad de Gestão Pública

publicado: 27/05/2015 01h00 última modificação: 10/03/2017 14h59

Os secretários estaduais de Administração do Acre (AC), Mato Grosso (MT), Paraíba (PB), Rio Grande do Norte (RN), Santa Catarina (SC), Tocantins (TO) e o Banco Mundial conheceram hoje (27) a Rede do Sistema de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal (Rede Siconv). A reunião sobre o projeto do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) aconteceu durante o VIII Congresso Consad de Gestão Pública. A Rede Siconv prevê a capacitação de 19 mil usuários até o fim de 2015.

Para o representante do MP no evento, o secretário de Logística e Tecnolog ia da Informação, Cristiano Heckert, a proposta é trabalhar em conjunto com as administrações estaduais para estabelecer um mecanismo de multiplicação e disseminação do conhecimento sobre as transferências voluntárias da União. “Já temos quatro estados integrando a rede e fizemos hoje o convite para que os demais se juntem a nós o mais rápido possível”, complementa.

A Rede Siconv foi lançada em abril de 2015 com o objetivo de realizar capacitação continuada, melhorar a execução dos projetos, ampliar a captação de recursos e monitorar os resultados obtidos pelos entes da federação. “Esta é uma parceria importante para todos os estados e estamos de portas abertas para viabilizar as articulações necessárias visando a melhoria de nossa gestão pública, especialmente na área de convênios”, disse Alice Viana Soares Monteiro, presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad). Até o momento, o Acre, Distrito Federal, Paraíba e Sergipe já fazem parte da rede.

O VIII Congresso Consad de Gestão Pública é promovido pelo Consad em parceria com a Secretaria de Gestão Pública (Segep) do MP. Até o momento, o evento já reuniu mais de 2.500 pessoas no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. O ministério tem um estande no evento para divulgar as publicações sobre o Orçamento Federal, Balanço do PAC, Funpresp, e Logística e Tecnologia, com destaque para temas como interoperabilidade de sistemas e acessibilidade digital.

Siconv

Criado em 2008, o sistema tem o objetivo de desburocratizar e dar mais transparência às transferências voluntárias da União para estados, municípios, Distrito Federal e entidades privadas sem fins lucrativos. Essas transferências podem ser realizadas por meio de convênios, contratos de repasse e termos de parceria. Com a utilização do sistema, o governo federal transfere recursos para a construção de escolas, quadras esportivas, cisternas, poços artesianos e hospitais.

Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.