Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Secretário defende simplificação em contratações do governo

Notícias

Secretário defende simplificação em contratações do governo

Objetivo é ampliar participação de micro e pequenas empresas e de produtos nacionais

publicado: 14/05/2015 01h00 última modificação: 10/03/2017 14h53

A contratação de bens e serviços de tecnologia da informação por órgãos da Administração Pública Federal movimentou R$ 6 bilhões em 2014. Ao definir métodos e especificidades para tais contratações, o governo impacta diretamente este mercado, conforme análise realizada do secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), Cristiano Heckert, nesta quinta-feira (14), durante a 4ª edição do congresso e exposição DCD Converged Brazil Government 2015, evento que reúne usuários, empresas e executivos governamentais da área.

Heckert explicou que as diretrizes estabelecidas pelo governo federal têm o intuito de melhorar a qualidade do gasto público, desonerar os órgãos e padronizar os procedimentos. É o caso das contratações conjuntas de itens e serviços de tecnologia da informação, a exemplo do que foi feito com os contratos de telefonia fixa e móvel dos órgãos federais. “Não queremos centralizar e contratar conjuntamente a totalidade dos bens e serviços, mas só com telefonia pudemos economizar R$ 55 milhões”, explicou o secretário.

Avanços - A legislação vigente observa ainda critérios como a contratação de micro e pequenas empresas e a preferência pela compra de produtos de origem nacional. Entretanto, de acordo com o secretário, há muito no que evoluir. “Queremos atingir o conceito de governança digital, que prevê mais acesso à informação, simplificação da prestação de serviços eletrônicos e mais participação social na construção de políticas públicas”, defendeu.

No dia 8 de junho, será realizada uma ampla discussão para a elaboração da Estratégia de Governança Digital da Administração Pública Federal. Este será o primeiro passo para debater o documento com os 217 órgãos integrantes do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP).

Mais informações sobre a 4ª edição do congresso e exposição DCD Converged Brazil Government 2015 podem ser acessadas na página do evento.

Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.