Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Planejamento vai capacitar 300 servidores do Acre

Notícias

Planejamento vai capacitar 300 servidores do Acre

Governador assinou acordo para participar da Rede Siconv

publicado: 04/05/2015 01h00 última modificação: 10/03/2017 14h56

O governo do Acre assinou, na manhã de hoje (4), acordo de cooperação técnica com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) para participar da Rede do Sistema de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal (Siconv). O termo prevê a capacitação de 300 servidores públicos do estado até o final de 2015. O Acre é o terceiro ente da federação a aderir à Rede Siconv.

Segundo o secretário de Logística e Tecnologia da Informação do MP, Cristiano Heckert, a capacitação pela Rede Siconv aumentará a efetividade das transferências voluntárias da União para o Acre e viabilizará políticas públicas que beneficiam diretamente a população. “A rede vai permitir ainda o monitoramento em tempo real dos convênios para identificar os gargalos e tomar as ações necessárias para acelerar o trâmite”, complementa Heckert.

O Acre é o primeiro estado da Região Norte a aderir a Rede Siconv. Para o governador Tião Viana, outro benefício da adesão está na oportunidade de ampliação dos recursos transferidos para o estado por meio de transferências voluntárias. “Ganha o estado, que vai ampliar sua oportunidade de acessar centenas de milhões de reais junto à União para a execução orçamentária de investimentos e convênios fundamentais, e ganha o governo federal, que deseja ver o recurso bem aplicado”, disse.

Rede de capacitação

A Rede Siconv foi lançada em abril de 2015 pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) em parceria com a Enap. A meta é capacitar 19 mil usuários do Siconv até o fim deste ano. “A realidade de capacitação é uma necessidade presente do norte ao sul do país, do oeste ao litoral, em todas as dimensões há sempre espaço para formar melhor nossos servidores e para que os recursos possam ser aplicados de forma mais eficiente”, disse o presidente da Enap, Gleisson Cardoso Rubin.

Além do Acre, o Distrito Federal e Sergipe já fazem parte da rede. A proposta prevê a adesão de todos os entes da federação até agosto.

Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.