Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Planejamento apresenta Jogo Interativo de Acessibilidade Digital no Consad

Notícias

Planejamento apresenta Jogo Interativo de Acessibilidade Digital no Consad

Congresso reúne gestores, servidores públicos, professores e estudantes em Brasília

publicado: 26/05/2015 01h00 última modificação: 10/03/2017 14h59

Os participantes do VIII Congresso do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Administração (Consad) de Gestão Pública conheceram hoje (26) o jogo interativo do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) para promover a acessibilidade digital. O objetivo da ação é demonstrar a simplicidade do Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (eMAG) na construção de portais governamentais.

O estudante Luciano Ribeiro veio ao evento aprimorar seus conhecimentos sobre gestão em órgãos públicos. Morador de Sobradinho, cidade-satélite do Distrito Federal (DF), Ribeiro visitou o estande do MP e participou de uma partida do jogo de acessibilidade. "Achei muito interessante a integração entre conhecimento e participação. A tecnologia veio ajudar as pessoas com deficiência para inseri-las de forma democrática", disse o estudante.

Lançado há oito anos, o eMAG é voltado para profissionais que atuam no desenvolvimento, manutenção, adequação e alimentação de portais e sítios eletrônicos da administração pública. O modelo estabelece recomendações padronizadas e de fácil implementação sobre acessibilidade para os sítios e portais do governo brasileiro.

O servidor público da Secretaria de Gestão Administrativa e Desburocratização do Governo do Distrito Federal (Segad/GDF), Franklin Viana, teve contato com o tema pela primeira vez ao participar de uma rodada do jogo. Em seu trabalho, Viana atende outros órgãos no gerenciamento de sistemas e portais. “O jogo é bem interessante porque consegui aprender bastante em pouco tempo”, afirmou. O servidor levou o material disponibilizado pelo MP em seu estande para estudar a viabilidade de implantação do eMAG no GDF.

Uma versão em tabuleiro do jogo interativo está disponível para download no Portal de Governo Eletrônico (gov.br). O jogo está em Creative Commons e os interessados podem baixar o arquivo com o tabuleiro, instruções, cartas e peões. A oitava edição do Consad será realizada até a próxima quinta-feira (28).

Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.