Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Miriam Belchior enfatiza importância da gestão no governo Dilma

Notícias

Miriam Belchior enfatiza importância da gestão no governo Dilma

Ministra falou aos servidores e público especializado na abertura do ciclo de eventos Gestão em Destaque

publicado: 03/09/2013 01h00 última modificação: 10/03/2017 14h42

Brasília, 03/09/2013 - A melhoria da gestão pública é uma das prioridades da presidenta Dilma Rousseff, por isso o Ministério do Planejamento criou uma agenda de gestão que inclui um conjunto grande de projetos para melhorar a prestação de serviços ao cidadão, a melhoria do gasto público, da governabilidade e da governança dos ministérios.

Foi esse o tom do discurso da ministra Miriam Belchior, ao abrir na manhã de hoje (3) o ciclo de eventos Gestão em Destaque, no auditório-térreo do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP).

"A iniciativa de hoje é um ciclo de eventos para discutir as iniciativas de sucesso do governo federal, disseminar essas iniciativas e fazer com que os servidores e os dirigentes dos ministérios percebam o potencial que a mudança pode trazer para o trabalho que eles desenvolvem", afirmou a ministra.

O evento teve ainda a presença do chefe da Assessoria Especial para Modernização da Gestão (ASEGE), Valter Correia, da diretora de programas do MP, Miriam Chaves, e do gerente regional do W3C Brasil, Vagner Diniz. Participaram cerca de 120 pessoas, entre servidores públicos federais e público especializado, como professores, profissionais de TI e sociedade civil organizada.

O primeiro tema discutido no ciclo de eventos foi Dados Abertos, Transparência e Cidadania. A diretora de programas do MP, Miriam Chaves, foi a responsável por apresentar a política de disponibilização de dados do governo em formato aberto.

"É grande a importância que o governo federal vem dando a este tema. Prova disso, é a entrega do segundo plano de ação do Governo Aberto, lançado no primeiro semestre deste ano, onde existem mais de 10 iniciativas especificamente para Dados Abertos", observou.

A divulgação de dados abertos também faz parte das ações do Governo Federal previstas na Parceria para Governo Aberto (Open Government Partnership - OGP), acordo internacional do qual o Brasil é signatário.

O gerente da W3C Brasil, Vagner Diniz, comentou a apresentação da diretora do Ministério do Planejamento, conforme prevê a dinâmica do evento. Para ele, não é somente uma questão de publicar dados em formato abertos, é preciso saber o que faze com os dados abertos. "O dado precisa ser duradouro e precisa ser útil", enfatizou.

Ao final, o chefe da ASEGE destacou o trabalho da Agenda de Ações para Modernização e Melhoria da Gestão Pública. "As ações no avanço da entrega de serviços pretendem ampliar e agilizar o acesso dos cidadãos a serviços públicos com qualidade e buscam ainda agilizar e qualificar os serviços públicos direcionados às empresas, com impacto na competitividade do País".

Confira as apresentações na íntega

Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão