Você está aqui: Página Inicial > Notícias > III Fórum da Internet no Brasil: papel do País na Internet amplifica importância do evento

Notícias

III Fórum da Internet no Brasil: papel do País na Internet amplifica importância do evento

Participantes estão reunidos para debater os rumos da Rede

publicado: 03/09/2013 01h00 última modificação: 10/03/2017 14h42

Brasília, 03/09/13 - Começou há pouco no Hangar Centro de Convenções em Belém, no Pará, o III Fórum da Internet no Brasil e Pré-IGF Brasileiro. Realizado pela primeira vez na região Norte do País, o evento que vai até quinta-feira (05), conta com 1.250 inscritos. Participantes de todo o Brasil estão reunidos para debaterem o momento atual e o futuro da Internet.

Estiveram presentes à cerimônia de abertura Leila Daher, diretora de projetos especiais da Prodepa - Processamento de Dados do Estado do Pará, representando Theo Pires, presidente da entidade; o professor Hartmut Glaser, secretário executivo do Comitê Gestor da Internet no Brasil; e os conselheiros do CGI.br, Percival Henriques de Souza, representando o Terceiro Setor; Flávio Rech Wagner, pela Academia; Eduardo Parajo, do setor empresarial; e Virgílio Almeida, Secretário de Política de Informática do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI e coordenador do CGI.br.

Em sua fala, Virgílio Almeida, destacou o papel da Internet brasileira, lembrando que o País é um dos principais mercados em consumo de equipamentos de TI, bem como de mídias sociais. Para ele, é importante que a rede no Brasil seja vista como uma “instituição para formação da cidadania, democracia e desenvolvimento econômico e social”.

Virgílio lembrou ainda que, se por um lado, a Internet é protagonista como espaço de articulação das recentes manifestações pelas ruas do País, por outro, tem sido destaque em decorrência da invasão da privacidade de membros do Governo, presidenta Dilma incluída, promovida por agências de segurança.

Como aconteceu nas edições anteriores, o Fórum se divide em cinco trilhas temáticas: Universalidade, Acessibilidade e Diversidade; Inovação Tecnológica e Modelos de Negócios na Internet; Cultura, Educação e Direitos Autorais na Internet; Privacidade, Inimputabilidade da Rede e Liberdade de Expressão; Neutralidade de Rede.

O evento promove ainda o Seminário WSIS+10 quando se celebram os 10 anos da Primeira Cúpula Mundial da Sociedade da Informação e discutem-se as principais questões sobre o tema na última década. As principais atividades da programação terão transmissão via streaming. Saiba mais em: http://www.forumdainternet.cgi.br/programacao.html.

Confira também a página com fotos do evento no Flickr: migre.me/fW38L.

AGENDA:
III Fórum da Internet no Brasil e Pré IGF Brasileiro 2013

Quando: 03 a 05 de setembro de 2013.
Onde: Hangar Centro de Convenções. Av. Dr. Freitas, s/n - Marco - Belém - Pará.

Fonte: Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br)