Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Abertas inscrições para II Seminário sobre Metodologia Ágil do Sisp

Notícias

Abertas inscrições para II Seminário sobre Metodologia Ágil do Sisp

Evento marca lançamento dos Guias de Métodos Ágeis

publicado: 11/06/2015 01h00 última modificação: 27/07/2016 16h31

Estão abertas as inscrições para o II Seminário sobre Metodologia Ágil do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (Sisp). O objetivo do evento é apresentar os Guias de Métodos Ágeis do Sisp e proporcionar discussão sobre o uso da metodologia na Administração Pública Federal (APF). Voltado para gestores e servidores públicos da área de Tecnologia da Informação e das Comunicações (TIC), o seminário será realizado no dia 23 de junho, a partir das 9h, no auditório do subsolo (bloco K) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP).

O debate para a produção dos Guias de Métodos Ágeis do Sisp foi iniciado em 2014, com a realização do primeiro seminário sobre o tema. Na época, a proposta era evitar que cada órgão fizesse esforços de utilização do método isoladamente. “Fazem parte do Sisp 217 órgãos públicos. Como órgão central do sistema, o MP procura fornecer ferramentas que auxiliem o trabalho de servidores e gestores públicos. Nesse sentido, orientações para contratações de desenvolvimento de sistemas estão entre suas necessidades mais importantes”, explica o secretário de Logística e Tecnologia do MP, Cristiano Heckert.

Órgãos e unidades da administração pública como, por exemplo, a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Tribunal Superior do Trabalho (TST), Instituto do Patrimônio, Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Banco Central do Brasil (Bacen) e o próprio MP já utilizam as metodologias ágeis. Entre os benefícios do uso do método está o prazo reduzido para a entrega de softwares, que pode ser de até quatro semanas.

Além de conhecer os guias do Sisp, os participantes terão informações sobre os casos de sucesso da utilização da metodologia e também assistirão a três palestras sobre o tema. Os interessados em participar devem realizar sua inscrição na página do seminário.

Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.