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Aberta consulta pública para ferramentas de gestão de portais do governo federal

Cartilha orientará gestores públicos na escolha adequada

publicado: 21/12/2012 03h00 última modificação: 19/04/2016 17h36

Brasília, 21/12/2012 – Os órgãos do governo federal e a sociedade civil podem opinar, até o dia 1º de março, sobre a Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Conteúdo. A consulta pública, aberta nesta sexta-feira, 21, pelo Ministério do Planejamento (MP) está disponível no Portal do Governo Eletrônico. Seu objetivo é consolidar um documento sobre os sistemas de gestão de conteúdo utilizados para administração, manutenção e atualização de sítios.

O Comparativo dos Sistemas de Gestão de Conteúdo faz parte do Projeto Padrões Web em Governo Eletrônico (e-PWG). A ferramenta fornece recomendações de boas práticas na área digital com o objetivo de aprimorar a comunicação, o fornecimento de informações e serviços prestados por meios eletrônicos pelos órgãos.

De acordo com o secretário de logística e tecnologia da informação, Delfino Natal de Souza, a ideia não é padronizar para a administração pública federal os Sistemas de Gestão de Conteúdo (SGC) listados. “A diversidade das necessidades dos portais mantidos pelos órgãos públicos é ampla demais para ser contida em apenas uma solução”, explica.

Para manter o alinhamento com as diretrizes do Programa de Governo Eletrônico (e-GOV), a cartilha disponibiliza somente opções disponíveis com o código aberto ou de soluções do Portal do Software Público Brasileiro (SPB). Com a consulta pública, a equipe técnica do programa espera conseguir  novas atualizações e indicações de sistemas.

As contribuições devem ser realizadas pelo preenchimento de formulário eletrônico disponível no Portal do Governo Eletrônico.

Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão