Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 9ª Oficina vai debater expansão da banda larga

Notícias

9ª Oficina vai debater expansão da banda larga

publicado: 18/06/2010 17h02 última modificação: 22/07/2016 14h21

O Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) será o tema da plenária de abertura da 9ª Oficina para Inclusão Digital, em Brasília, com o presidente da Telebrás, Rogério Santanna, e com o coordenador de projetos de inclusão digital da Presidência da República, Cezar Alvarez. A plenária será na próxima terça-feira (22/06), às 14h20, na Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio (SGAS 902  Sul – Bloco C).

Lançado pelo Governo Federal em maio deste ano, o PNBL tem como meta expandir de 11,9 milhões para cerca de 40 milhões o número de domicílios com esse tipo de conexão até 2014 a um preço máximo de R$ 35. Santanna adiantou que um dos pontos a serem discutidos na plenária será a importância da conexão de alta velocidade para a inclusão digital.

“A conexão é um dos pontos críticos do processo, sobretudo nas regiões remotas”, afirmou. “E é justamente nessa área que o Plano Nacional da Banda Larga vai atuar, para resgatar uma dívida social com a população excluída desse serviço.”

Ele também ressaltou que o evento tem atuado como um espaço de interlocução com a sociedade civil organizada e com os movimentos sociais que trabalham com a inclusão digital. “A oficina apontou várias questões que depois acabaram resultando em políticas públicas”, destacou.

O presidente da Telebrás lembrou que a criação do Observatório Nacional de Inclusão Digital (Onid) partiu de discussões feitas com a sociedade que permitiram conhecer melhor a realidade dos telecentros brasileiros.

A 9ª Oficina para Inclusão Digital ocorre entre os dias 22 e 24 de junho, em Brasília e visa debater ações e projetos voltados à ampliação do acesso da população brasileira às tecnologias da informação e comunicação. Realizado desde 2001, o evento integra as ações governamentais de coordenação e fomento às atividades na área de inclusão digital.

A 9ª Oficina para Inclusão Digital é organizada pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento (SLTI), em conjunto com o Comitê Técnico de Inclusão Digital do Governo Federal, atualmente coordenado pela Dataprev, e pelas instituições Sampa.org, Rede de Informações para o Terceiro Setor (RITS), Cidadania Digital, Coletivo Digital, Projeto Saúde & Alegria e Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos (IPSO).

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site http://oficina.inclusaodigital.gov.br - link indisponivel


9ª Oficina para Inclusão Digital
Local
: Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio (CNTC), em Brasília
Data: 22 a 24 de junho
Inscriçõesoficina.inclusaodigital.gov.br - link indisponivel
Emailoficinainclusaodigital@gmail.com
Twitter: OficinaID
Bloghttp://oficina.inclusaodigital.gov.br/blog/ - link indisponivel